Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

EMENDA

Guilherme Maluf defende prazo de 30 dias para nova cobrança de tributos em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Maluf apresentou projeto nessa semana que possibilita maior segurança aos contribuintes

Maluf apresentou projeto nessa semana que possibilita maior segurança aos contribuintes

Projeto de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), estabelece que a regulamentação de matéria tributária que gere ou modifique obrigações do contribuinte mato-grossense, entre em vigor no prazo de 30 dias, após a sua publicação.


Apresentado nesta semana, a proposta visa dar maior segurança aos contribuintes, que muitas vezes já foram surpreendidos por decretos, portarias e outras normas administrativas que imediatamente, entravam em vigor, com obrigações e penalidades, sendo que em muitas ocasiões, a população ainda nem tinha conhecimento sobre as alterações para promover as adequações necessárias.

Leia mais:
Maluf apresenta projeto que cria a lei de licitações e contratos de Mato Grosso

“Queremos criar um espaço temporal entre a publicação e a vigência de atos normativos que criem ou alterem obrigações aos contribuintes, pois tal fato ocorreu por várias vezes nos últimos anos, onde constantemente, os deputados eram procurados por contribuintes que haviam sido penalizados por descumprir obrigações das quais não haviam tomado conhecimento, tendo deixado de promover as alterações necessárias em tempo hábil por conta da vigência imediata imposta pelas normas”, justificou Maluf, para a reportagem do Olhar Direto.

A insegurança gerada com a edição de atos normativos de vigência imediata nos anos anteriores causou enormes prejuízos aos contribuintes do Estado, além de afastar novos investidores pela instabilidade tributária. 

“A proposta não tem o objetivo de buscar mecanismos para o não cumprimento de obrigações tributárias. Buscamos com isso, somente regulamentar o tempo de vigência para que os contribuintes possam se adequar às novas regras, evitando transtornos e penalizações injustas. Queremos conseguir com esse projeto, maior justiça e humanização com relação essas normas”, afirmou o presidente do Poder Legislativo.  

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet