Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

'dedão'

Homem acusado de matar quatro pessoas no Pedra 90 é preso em operação da DHPP

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Homem acusado de matar quatro pessoas no Pedra 90 é preso em operação da DHPP
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizou a prisão de três suspeitos de assassinatos nessa semana.  De acordo com a assessoria da PC, um deles, Eduardo Paiva de Sousa Silva, 21 anos, conhecido por "Dedão", é acusado de aterrorizar o bairro Pedra 90, com o assassinato de quatro pessoas na região e tentar contra vida de outra, por motivos banais. 


Leia Mais:
Homem com tornozeleira de monitoramento do sistema penal é morto com cinco tiros em MT

A delegada titular da DHPP, Anaíde Barros, informou que a Especializada investiga 14 homicídios dolosos ocorridos no Pedra 90, sendo três mortes no mês de janeiro, dois em fevereiro, cinco em março e quatro no mês em abril. "Aceleramos nossas investigações em determinação ao operação Sicários para identificar os autores, pedir prisão e concluir os inquéritos, com especial atenção ao bairro Pedra 90, em razão do alto índices de ocorrências de homicídios", afirmou a delegada. 

Dos crimes, com autoria identificada, 30% apontam para participação do criminoso conhecido por "Dedão". Ele teve o mandado de prisão temporária cumprido, na sexta-feira (17.04), no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, pela equipe do delegado Antônio Carlos de Araújo, que preside um dos inquéritos. 

O criminoso está internado no PSM de Cuiabá em decorrência de prisão efetuada pela Polícia Militar por tentativa de homicídio. Ele atirou contra um desafeto e houve revide por parte de uma terceira pessoa, acertando-o na região do tórax. 

Segundo as investigações, Eduardo Paiva é acusado de assassinar a tiros Alessandro Costa da Silva, na arquibancada do miniestádio, no bairro Pedra 90. O crime ocorreu no dia 5 de abril e os disparos efetuados por uma pessoa que se aproximou em uma bicicleta, segundo testemunhas. 

O delegado Antonio Carlos Araújo informou que irá interrogar o suspeito na próxima semana nas investigações do homicídio supostamente praticado por motivos de rixa entre vítima e autor. "Ambos já trocaram ameaças de morte, inclusive na noite anterior a vítima estaria a procura de Dedão pelo bairro", destacou. 

O acusado também será ouvido por outros delegados da DHPP, para esclarecer homicídios, cuja autoria é apontada para o preso, como o assassinato de Werley da Silva Filadelfo, de 22 anos, ocorrido no dia 22 de março, no bairro Pedra 90. O caso é investigado pelo delegado André Renato Gonçalves. 

Para a Polícia Civil, a prisão do acusado pode ajudar na redução das estatísticas de crimes na região do Pedra 90. "Havia informações do bairro de uma lista de pessoas para morrer sob o comando do 'Dedão'. Nesta especializada o mesmo está sendo investigado por outros homicídios, todos praticados recentemente", disse o delegado Antonio Carlos Araújo. 

Outros presos 

Outros dois criminosos também foram presos em cumprimento de mandados de prisão. O suspeito Natanael Maiko Bernando da Silva, conhecido por "Gordinho", teve o mandado cumprido no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, na sexta-feira (17) e o acusado Elizeu Soares de Oliveira, o "Sangue Bom", foi preso na manhã deste sábado (18), no bairro Jardim Marajoara. 

Os presos são acusados de assassinar Marcos Miguel da Silva Conceição, em via pública, no bairro Jardim Mariana, em Cuiabá, no dia 23 de janeiro de 2015, com seis disparos nas costas, ombro direito e abdomen. A vítima era muito conhecida na região do Chopão, por catar latinha e ajudava a cuidar de carros na localidade da Praça Popular. 

Os dois tiveram a prisão temporária solicitada pelo assassinato do morador de rua. O caso é investigado pela equipe do delegado Antonio Carlos de Araújo e estaria motivado por uma discussão banal, que envolveu uma mulher que tem parentesco com o suspeito Maiko, o "Gordinho", pela qual a vitima teria jogado uma pedra e acertado em uma criança, filha da mulher. 

A Polícia Civil também investiga se o crime está relacionado um roubo praticado por "Gordinho", em que a vítima e uma terceira pessoa teriam presenciado. 

A assessoria disse ainda que o suspeito Elizeu, conhecido como "Sangue Bom", também é investigado no assassinado de um borracheiro, ocorrido no dia 6 de março deste ano, no Distrito de Nossa Senhora da Guia. Por este caso, o preso "Gordinho" não teve participação. 

A vítima Izidoro Zahernski, 47 anos, foi morta com cerca de 50 facadas, em uma chácara Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá. O caso é investigado pela delegada Silvia Pauluzi. O crime teve a participação de uma segunda pessoa, que terá a prisão requisitada. 

No ano de 2013, o suspeito Elizeu na companhia de três pessoas cometeu outro assassinato a facada, na região do bairro Santa Isabel, em Cuiabá. "Ele é uma pessoa cruel", disse a delegada. "Foi uma trabalho conjunto das equipes da DHPP para prender o criminoso", ressaltou Silvia Pauluzi. (Com  informações são da Polícia Civil)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet