Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

depressão

Homem de 59 anos comete suicídio na manhã deste sábado em Cuiabá

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Homem de 59 anos comete suicídio na manhã deste sábado em Cuiabá
A depressão, seguida de suicídio, é uma das doenças que mais crescem no Brasil e também na capital mato-grossense, Cuiabá. Na manhã deste sábado (20), um homem de 59 anos cometeu suicídio em sua residência do Bairro Coophamil. A ocorrência foi registrada pela polícia militar e a depressão da vítima confirmada.


Leia mais:
Taxa de suicídios cresce 14,4% em Cuiabá; profunda discussão sobre tema é necessária
 
Este não é um caso isolado na cidade. De acordo com os dados divulgados pelo Mapa de Violência 2014, o indicie de suicídios em Cuiabá entre os anos de 2002 e 2012 cresceu 14,4%.
 
Neste mesmo período, o total de suicídios no Brasil passou de 7.726 para 10.321, o que representa um aumento de 33.6%. Esse aumento foi superior ao crescimento da população brasileira no mesmo período, que foi de 11,1%. No Centro-Oeste a taxa de crescimento decenal dos suicídios alcançu 16,3%. Clique AQUI para saber mais sobre o mapa da violência 2014.
 
Em Cuiabá, uma das instituições que trabalham com a prevenção de suicídios é o Centro de Valorização da Vida (CVV).
 
Entenda como funciona o CVV

 
O atendimento é 24h pelo telefone 141 (Cuiabá e Várzea Grande) e (65) 3321-4111 (interior de Mato Grosso). Todos os atendentes são voluntários que atuam em diversas áreas, mas que têm em comum a vontade de ajudar e ouvir.
 
O CVV recebe, em média, 14 ligações por dia, seja de manhã, à tarde, à noite ou de madrugada. O perfil de quem liga no CVV não é padrão. São pessoas de todas as idades, classes sociais e filosofias de vida. O que todas elas têm em comum é a necessidade de falar. Contar suas angústias, tentar aliviar a solidão, o sentimento de vazio e a depressão.
 
O centro tem cerca de 48 voluntários. Todos passam por extensivos cursos para aprender a não julgar as pessoas, mesmo que indiretamente. Mesmo que não se concorde com o que a pessoa que ligou diz ou quer fazer, deve-se demonstrar compreensão, aceitar sem julgamento e, principalmente, ouvir.

O CVV também oferece atendimento pessoal. É só ir até a sede, na Rua Comandante Costa, nº 296, Centro, e tocar a campainha. Um voluntário plantonista fará o atendimento em uma cabine. O atendimento é diário, das 8h às 18h.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet