Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Paralisação

Hospitais Regionais de MT estão com atividades paralisadas; governo garante pagamentos este mês

Foto: Reprodução

Hospitais Regionais de MT estão com atividades paralisadas; governo garante pagamentos este mês
As atividades de quatro, dos sete Hospitais Regionais de Mato Grosso estão parcialmente paralisadas desde o início deste mês. Os atendimentos ambulatoriais e eletivos nas unidades de Colíder, Alta Floresta, do Hospital Metropolitano em Várzea Grande, e no setor de pediatria de Sinop, foram suspensos devido ao atraso no repasse feito pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), às empresas e cooperativas, que contratam profissionais médicos para estes hospitais. O Governo do Estado garantiu  que vai regularizar até o final deste mês o envio de recursos às unidades hospitalares com situações prioritárias. 


Leia mais:
Pagamento de URV a funcionários do Poder Legislativo será retomado na quinta-feira 

Em Sinop, por exemplo, o atraso está no repasse para a empresa que fornece profissionais médicos pediatras. Por isso a paralisação apenas deste setor.

De acordo com a SES, isto ocorreu devido a inconformidades administrativas nos processos de pagamento, como falta de documentação e certidões a serem apresentadas pelas empresas administradoras, e também devido a falta de fluxo dos processos dentro da própria Secretaria.

Deste modo, assim que foram sanados os erros, tiveram início os pagamentos. A previsão é de que a quitação dos processos, que teve início na sexta-feira, 2, se estenda até o fim do mês de outubro.

Na segunda-feira, 19, vereadores e prefeitos dos seis municípios atendidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Alto Tapajós, responsável pelo Hospital Regional de Alta Floresta, estiveram reunidos com o governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Saúde, Eduardo Luiz Conceição Bermudez. No encontro, o prefeito do município, Aziel Bezerra demonstrou preocupação com a normalização dos atendimentos no hospital.
 
A unidade, de extrema importância à região do extremo norte do Estado, atende também aos municípios de Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Apiacás, Carlinda e Paranaíta. Ao todo, mais de 150 mil pessoas contam com o atendimento da unidade na região.
 

Ainda em reunião com prefeitos do norte mato-grossense, o governador Pedro Taques e o secretário de saúde Eduardo Bermudez garantiram a quitação. 
 

O secretário de Saúde, Eduardo Bermudez, esclareceu que os atrasos foram causados por inconformidade administrativa nos processos de pagamento, como falta de documentos e certidões a serem apresentadas pelas empresas que administram o hospital. Bermudez tranquilizou a população sobre boatos de fechamento do hospital. “Nunca houve esta conversa. São hospitais que tem uma importância grande para a região e nosso desejo é que eles voltem a atender a pleno para que a população se sinta segura. O governo irá cumprir com sua função e compromisso com hospitais regionais”, destacou.

 

Além dos repasses, Taques também destacou a importância de UTIs para os hospitais regionais, já que estes atendem não só a cidade no qual está instalado, mas também várias cidades da região. “Já inauguramos até o momento 60 UTIs em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. Uma das prioridades do governo são as UTIs dos Hospitais Regionais de Alta Floresta e de Água Boa e estaremos trabalhando firme para isso”. O governador também lembrou das diversas auditorias que foram realizadas para corrigir irregularidades, inclusive na área de saúde, que geraram grande economia para os cofres púbicos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet