Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Incêndios na Califórnia se alastram e deixam mais 1 mil desabrigados

Incêndios na Califórnia se alastram e deixam mais 1 mil desabrigados

Temporada de fogo pode ser a mais destrutiva dos últimos anos. 

Bombeiros usam aviões para tentar conter o fogo.

Equipes de emergência combatem cerca de uma dezena de incêndios florestais na Califórnia, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (16), os quais forçaram milhares de pessoas a deixarem suas casas, danificaram ou destruíram mais de 100 edifícios e devastaram milhares de hectares de florestas secas.

Em todo o estado mais de 1 mil pessoas tiveram de deixar suas casas. Em El Dorado County, incêndio alcançou 8,5 mil hectares de floresta. Mais de 250 casas foram evacuadas e moradores de outras 400 residências foram alertados da necessidade de deixarem o local. Aviões foram usados para ajudar a conter o fogo.

Três anos de secas na região mais populosa dos Estados Unidos forçaram os fazendeiros a deixarem seus campos sem cultivo e tornaram as comunidades dependentes de águas de poço, com arbustos secos servindo de combustível para incêndios florestais frente a um calor de 38°C, segundo a agência Reuters.

Estava previsto que a temporada de incêndios florestais deste ano, que tipicamente vai de maio a outubro, seria a mais destrutiva já registrada, de acordo com o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

Num balanço das autoridades, consta que cerca de 140 hectares ao norte do Estado foram queimados, mais de 100 prédios foram destruídos ou danificados e mais de 1.000 pessoas deixaram suas casas em três pequenas comunidades.

Paralelamente, um grande incêndio declarado na semana passada segue avançando no Parque Nacional de Yosemite, perto do Half Dome, uma pedra de mais de 1.400 metros que constitui uma das atrações mais icônicas do parque, e arrasou quase dois mil hectares, embora hoje os bombeiros tenham conseguido conter 80% do fogo.

A Califórnia vive em 2014 a pior temporada de incêndios dos últimos anos e até agora já foram registrados mais de 4.641 focos de incêndio no estado. Nessa mesma época do ano passado, foram registrados 600 focos a menos.

As altas temperaturas deste verão em vários pontos da geografia californiana, junto a fortes ventos que sopram de maneira pontual e, principalmente, a seca crônica que arrasa a Califórnia há três anos, são os principais responsáveis de um dos anos mais nocivos para a floresta californiana.


 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet