Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

peixe grande

Indea precisa resolver, diz Acrimat sobre fraude na vacinação da aftosa

Foto: Ilustração

Indea precisa resolver, diz Acrimat sobre fraude na vacinação da aftosa
O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), João Bernardes, afirma que o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) precisa tomar todas as medidas necessárias para assegurar a fiscalização das fazendas grandes pecuaristas que supostamente estariam usando notas falsas e impedindo inspessões in loco para poder driblar a vacinação contra febre aftosa.


Fazendeiros de Mato Grosso usam notas falsas para driblar fiscalização

“Em qualquer caso semelhante, o órgão oficial deve fazer o que é preciso, cumprir com sua obrigação independente de quem quer que seja (o fiscalizado), pois o cidadão de bem faz as coisas do jeito certo”, disse o presidente da Acrimat, em entrevista por telefone. “É responsábilidade do Indea, então eles tem que fazer”, completou.

Confiante, ele acredita que o Instituto de Defesa da Agropecuária vai conseguir fiscalizar as propriedades e conseguirá esclarecer o problema sem afetar a imagem de Mato Grosso como exportador de carne. “Tenho certeza que o Indea vai tomar as medidas necessárias e resolver o problema”, ratificou.

Já o presidente da Federação da Agropecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, afirma desconhecer tais acusações. “Não estou sabendo nada disso. É preciso saber as razões. Eu não estou sabendo. O Indea é um órgão de vigilância e tem direito de fazer isso (fiscalizar)”, comentou.

Conforme denúncia anônima, entre oito e 11 grandes proprietários rurais do vale do Araguiaia, em Mato Grosso, do ramo da pecuária de corte usaram notas fiscais falsas para comprovar a vacinação obrigatória contra a febre aftosa. Além disso, os fazendeiros impediram que a fiscalização fizesse a verificação in loco nas propriedades rurais fazendeiros teriam impedido que a fiscalização fizesse a verificação in loco nas fazendas em questão.

O Indea já teria acionado o Ministério Público para garantir o uso que as autoridades policiais possam fazer uso da força, se preciso, para poder ser realizada a fiscalizações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet