Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Educação

Inscrição rápida no Enem vira meta para quem teme prazo e pane em site

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 foram abertas às 9h56 desta segunda-feira (25) e muitos estudantes já fizeram sua inscrição. O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar balanço até o fim do dia.


Os candidatos que concluiram seu cadastro na primeira hora após a abertura do prazo falam sobre a ansiedade e supresa de não ter tido problemas com o site.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de junho no site do Inep. O exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Os candidatos que não conseguirem a isenção terão que pagar a taxa de R$ 63 para se inscrever.

Wagner Dias Pinheiro, de 25 anos, cursa o primeiro semestre de biomedicina nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

Embora tenha prestado o Enem em 2014, sua nota não foi suficiente para conseguir o Fies. Com isso, criou uma dívida de aproximadamente R$ 2 mil com a universidade.

"Eu tentei o Enem para ter o Fies. Como eu não consegui os 450 pontos e mudou a regra, eu não consegui. Estou com cinco mensalidades atrasadas, mas eu parcelei a dívida", afirma.

Em 2015, fará o exame para tentar obter uma nota maior e concorrer ao Prouni. Pensando que o prazo de inscrições seria curto, decidiu acessar ao site no início.

"Eu resolvi me inscrever no primeiro dia para evitar transtornos. É melhor fazer logo no começo que evita site congestionado e por ser mais tranquilo. Agora é fazer a prova e focar na redação", conta.

Gabriel Barbosa, de 17 anos, concluiu sua inscrição no Enem às 11h e se diz impressionado com a facilidade.

“Eu confesso que achei muito fácil. Esperava um caos igual foi o Fies. Quando eu vi que não travou, que me inscrevi de primeira, não demorou para carregar fiquei surpreso”, afirma o jovem, que pretende cursar direito na Fundação ABC.

Barbosa preferiu se inscrever cedo para evitar possíveis problemas com seu cadastro.

“Eu acho que o quanto antes você se inscrever, melhor. Muita gente pode deixar para última hora e isso pode ser complicado. Melhor se livrar do problema logo.”

Rodrigo Angeli, de 18 anos, entrou no site do Enem no primeiro dia de inscrições por estar com receio de que algum imprevisto o atrapalhasse na inscrição. No entanto, ele conta que fez seu cadastro com facilidade.

"Quando fiz em 2013, o sistema estava meio lento, tanto que só consegui [terminar minha inscrição] na segunda tentativa, no dia seguinte à minha primeira tentativa."

Morador de Uberaba, Rodrigo pretende uma vaga em uma universidade federal de Minas Gerais, mas ainda não se decidiu pelo curso.

"Meu sonho é fazer cinema no exterior, mas não tenho condições financeiras. Então estou pensando em entrar na área de engenharias", diz.

Para quem ainda não se inscreveu, a dica do estudante é prestar bastante atenção na hora de preencher os dados e o formulário para evitar erros.

O estudante Igor Antônio da Encarnação Silva, de 21 anos, mora em Brasília e se inscreveu no Enem 2015 com o objetivo de cursar administração na Universidade Católica de Brasília com o Prouni. Esta é a segunda vez que Silva fará o exame.

“Eu achei este questionário extenso, mas foi tranquilo. Eu não estou conseguindo gerar o boleto, mas acho que isso pode ser um problema do meu computador. Vou tentar mais tarde”, relata.

Silva tentou declarar carência, mas a resposta negativa foi imediata. “A resposta já apareceu na hora e apareceu a mensagem de que eu não me enquadrava na declaração de carência e que era para eu emitir o boleto. Foi tudo muito tranquilo. Achei que fosse encontrar página pesada ou dificuldade em acesso, mas não tive", disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet