Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MEDO

Insegurança: roubos em Cuiabá aumentam 47%

Foto: Ilustração/Internet

Insegurança: roubos em Cuiabá aumentam 47%
O número de roubos registrados em Cuiabá cresceu em 47% no primeiro trimestre de 2014 comparativamente ao mesmo período de 2013. Estatística da Polícia Civil aponta que neste ano foram registrados 2.619 crimes de roubo. No mesmo período de 2013, foram 1.774. O levantamento aponta ainda que foram registrados 5.329 furtos no mesmo período na capital do Estado.


O delegado Roberto Amorim, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá, pontua que com a implantação do plantão de 24 horas na unidade já se esperava um crescimento no número de registros de ocorrências considerando que nem sempre as vítimas compareciam a unidade para o registro, porém, não deixa de classificar os números como “preocupantes”.

Atualmente, a unidade conta com um efetivo inferior a 50 investigadores que se desdobram entre o expediente (atendimento ao público, encaminhamento de detidos para exames junto ao Instituto Médico Legal (IML), além do trabalho de investigação. Conta ainda com cinco delegados.

Ele pontua que o ideal seria que o efetivo de investigadores dobrasse da unidade. A expectativa é quanto a realização de um novo concurso público para área da segurança e da convocação de mais 450 homens, aprovados em certame realizado em janeiro de 2014.

Corpo de homem executado com tiro na cabeça é achado perto do Terminal André Maggi
Mulher morre carbonizada após moto bater na traseira de carreta

“É humanamente impossível que com média de 1,5 mil a 2 mil boletins, como esse efetivo, que todos os crimes sejam investigados e por isso trabalhamos pautados pelas análises criminais. Fazemos um mapeamento dos locais onde se concentram as ocorrências para garantir maior eficácia no desenvolvimento operacional. Posso apontar que diariamente são lavrados pelo menos cinco flagrantes”.

O delegado aponta, com base na análise dos dados registrados, que as áreas do Jardim das Américas e Santa Rosa aparecem de maneira mais expressiva nos crimes contra residências. Já as ações contra o patrimônio envolvendo estabelecimentos comerciais na área central de Cuiabá e região da Grande CPA e Morada do Ouro.

Um dos ‘números’ dessa estatística trata-se de um comerciante que sua casa invadida no bairro Jardim Mariana, atrás do hospital Santa Rosa. Ele, a esposa e seus dois filhos – um de dez anos e outro de dez meses – foram mantidos em cárcere por três assaltantes armados. Os criminosos fizeram um verdadeiro ‘limpa’ na casa e fugiram levando os objetos em sua Parati.

Prevenção

Em Cuiabá, as operações realizadas nas vias públicas pela Polícia Militar figuram como estratégia para redução da criminalidade. Os dados do Comando Regional de Cuiabá (CRI) apontam que foram mais de 130 apreendidas e boa parte delas seria empregada para práticas criminosas. Somente neste ano, mais de 1,4 mil pessoas foram conduzidas à unidades policiais para checagem diante da suspeita de envolvimento em crimes. Foram registradas ainda 706 ocorrências de situação de flagrante no CRI.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet