Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MUTIRÃO

Instituto Lions realiza triagem com 1.7 mil pessoas para cirurgia da Catarata

O diretor internacional do Instituto Lions da Visão, Whady Lacerda, pontuou que as pessoas irão receber o transporte para ir até Cuiabá para o procedimento que será realizado na capital.

Foto: Assessoria

Instituto Lions realiza triagem com 1.7 mil pessoas para cirurgia da Catarata
O Instituto Lions da Visão faz, neste final de semana, em Sinop, uma triagem com mais de 1.7 mil pessoas para analisar a necessidade de pacientes em realizar a cirurgia da Catarata. Inicialmente serão disponibilizadas 480 vagas para o procedimento.


A triagem será realizada neste sábado e domingo, na sede do Lions Clube de Sinop, na rua das Avencas 1911. No total serão distribuídas 1,7 mil senhas para a triagem. Destas, 1,2 mil no dia 20 - com atendimento das 8h às 17h – e 500 senhas para o dia 21 - com atendimento das 8h às 12h.

Lions entra no STJ em favor do Hospital do Câncer

O publico alvo são pessoas acima de 55 anos dos 14 municípios da região que formam o Consórcio do Teles Pires (Sinop, Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera).

O diretor internacional do Instituto Lions da Visão, Whady Lacerda, pontuou que as pessoas irão receber o transporte para ir até Cuiabá para o procedimento que será realizado na capital. “Lá temos todo o equipamento e pessoal apropriado para isso. Tudo será a custo zero, além de receber o transporte, as pessoas ficarão na nossa Casa de Apoio”, destacou.

Inaugurada 1ª etapa do Hospital do Instituto Lions da Visão em Cuiabá

O secretário de Saúde de Sinop, Francisco Specian Junior, destaca que o procedimento será totalmente gratuito aos pacientes e que as pessoas identificadas com necessidade de cirurgia serão encaminhadas para os exames clínicos e laboratoriais a partir da próxima segunda-feira, 22 de abril.

As cirurgias serão realizadas a partir do dia 6 de maio e devem seguir até o fim do mês de junho. O secretário pontua que o município já possui uma demanda inicial identificada de aproximadamente 180 pessoas que precisam fazer a cirurgia.

“Essas pessoas podem ficar tranquilas que elas serão atendidas. Também vamos continuar com o procedimento: a partir de agosto vamos realizar um novo convenio com o Instituto Lions da Visão para atender a nossa demanda local e realizar no mínimo 100 cirurgias de catarata mensais, pois o Instituto as faz na tabela SUS a R$ 643 por cirurgia e esse valor nos é repassado pelo Ministério da Saúde”, explicou, por meio da assessoria da Prefeitura.

Convênio

Specian Junior e Whady Lacerda assinaram, nesta sexta-feira de manhã, dois convênios para a realização de cirurgias visuais. O primeiro trata das cirurgias de cataratas cuja triagem para o procedimento será realizada neste fim de semana. O segundo convenio firma a continuidade da parceria e estende para todas as enfermidades visuais, visando atender a demanda reprimida de Sinop.

De acordo com Whady, a partir de agosto, o Instituto fará de 80 a 100 cirurgias por semana, “Com a triagem desse fim de semana vamos diagnosticar os principais casos e os que necessitam de tratamento imediato como a catarata que leva a cegueira e necessitam do procedimento de forma imediata e na sequencia, de acordo com a necessidade do município vamos proceder às demais cirurgias”, pontuou.

A previsão, segundo o secretário de Saúde, é que até 2014 todos os casos, graves e de menor complexidade, possam ser atendidos e a demanda reprimida atendida. “Todos os meses vamos fazer cirurgias, até 100 por mês para atender a nossa demanda”, destacou Francisco. O atendimento será realizado pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), a R$ 643 por procedimento e o valor será repassado pelo Ministério da Saúde. “Com a triagem vamos buscar identificar quantos procedimentos e quais procedimentos são necessários”, apontou o secretário.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet