Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cultura

Intecab se instala em Mato Grosso

Mato Grosso ganhou, neste sábado, a instalação da coordenadoria estadual do Intecab (Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-brasileira), entidade que tem por objetivo preservar os valores espirituais, culturais e científicos da religião tradicional africana no Brasil e seus desdobramentos, aprofundando o intercâmbio a nível nacional e internacional. A sede do Intecab nacional está em Salvador (Bahia).


O Intecab-MT está sob a coordenação do babalorixá Vilmar José da Rosa. Como vice-coordenador, ficou Pedro Reis, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso. O Intecab também conta com um conselho religioso, formado por 14 membros.

A posse contou com a presença do coordenador nacional, mestre Everaldo Duarte, do vice-coordenador, Genaldo Novaes, da coordenadora do Intecab-SP, Conceição Reis, e da yalorixá Ana de Ogum, conselheira do Intecab-SP, além de representantes comunidades-terreiro de vários municípios do interior de Mato Grosso.

O coordenador nacional, Everaldo Duarte, explicou as origens do Instituto, que surgiu em 1987 após eventos realizados em nível internacional para discutir questões relativas às religiões afros. “Foi então que surgiu a necessidade de se fundar uma instituição que pudesse discutir a situação das religiões afros no Brasil e levar essas questões para fóruns e outros eventos internacionais”, conta. Na época, a cidade de Salvador foi escolhida para sediar o Intecab, ficando cada estado responsável por criar coordenadorias estaduais, hoje existentes em várias unidades da federação, como Sergipe, Pará, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco.

O vice-coordenador nacional do Intecab, Genaldo Novaes, confirmou a importância das lutas pelo respeito e reconhecimento das religiões afro-brasileiras. Já a coordenadora do Intecab-SP, Conceição Reis, lembrou o papel da entidade como espaço para a definição de políticas sociais e de preservação das religiões afros nos terreiros e como forma de resistência e de sobrevivência da crença nos Orixás.

Em Mato Grosso, o Intecab também terá como missão preservar os valores das religiões de matriz afro e afro-brasileira e trabalhar pela integração das comunidades-terreiro e entidades que trabalham com a cultura negra no País.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet