Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Economia

Inverno faz aumentar a venda de vinhos em Itapetininga

Com a chegada do inverno, a procura por vinhos aumenta. Em lojas especializadas de Itapetininga (SP), os comerciantes afirmam que o volume de vendas cresce pelo menos 40%. O termômetro para as vendas segue a temperatura da estação: quando mais intenso o frio, maior a venda.


De acordo com o enófilo Beto Santos, que também é dono de uma loja de vinhos da cidade, existem no mercado atualmente variedades de tipos e de preços da bebida, no entanto, os mais procurados na estação são os tintos. “Geralmente o brasileiro associa o vinho tinto com o inverno. Eles acham que é só o vinho tinto propício para época. Mas isso não é a realidade. O branco também pode ser consumido. De maneira geral, as vendas aumentam em aproximadamente 40%, mas também depende do frio. Se não fizer muito frio, o consumo não aumenta também. Fica na mesma média das outras épocas de calor”, diz.

São muitas opções de vinho e os preços variam de R$ 12 a R$ 700. As nacionalidades também são diversas. Há vinhos do Chile, Argentina, África do Sul dentre outros. As variedades preferidas são os vinhos de uvas mais doces como a cabernet sauvignon.

Fernando Ribas é proprietário de um restaurante da cidade onde a venda de vinhos ganha destaque o cardápio durante o período de frio. Ele diz que a procura pela bebida aumenta mais de 30%. “Realmente a preferência ainda é forte pelo cabernet porque é o tipo de vinho mais conhecido. No entanto, a gente oferece variedade com outras uvas como carmènéri, merlot, pinot noir. Essas são uvas leves. A pinot noir, por exemplo, é uma das uvas mais leves. O vinho é mais frutado e mais fácil de tomar, principalmente para quem não tem o hábito de consumir vinhos. É até mais leve que o vinho cabernet”, explica.

O músico João Carlos Castilho Junior é um adepto do consumo de vinho, principalmente no inverno. Ele diz que sempre opta pela bebida quando sai para jantar e relaxar. “Principalmente nos fins de semana, quando eu saio, tomo um ‘vinhozinho’”, afirma.

Além do prazer de sentir o gosto e o aroma da bebida, consumir vinho todos os dias moderadamente faz bem a saúde. O cardiologista Abel Pereira recomenda que os homens ingiram até duas taças de 125 ml diariamente. Já as mulheres, a recomendação é a ingestão de uma taça. “Os estudos mostram que o vinho, em doses adequadas, tem efeito benéfico para o coração devido às suas propriedades antioxidantes, vaso dilatadora, anti-inflamatória. Essas propriedades reduzem a incidência de doenças cardiocirculatórias”, destaca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet