Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Irã diz que acordo nuclear depende de EUA removerem as sanções

Um acordo sobre o programa nuclear do Irã poderia ser concluído esta semana se os Estados Unidos e outros países ocidentais tiverem vontade política suficiente e concordarem em remover as sanções contra o país, disse o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, nesta segunda-feira (2).

"Nossos parceiros de negociação, principalmente os países ocidentais e especialmente os Estados Unidos, precisam de uma vez por todas entenderem que sanções e acordo não andam juntos", disse ele em Genebra. "Se eles querem um acordo, as sanções têm de ser retiradas... Nós acreditamos que todas as sanções devam ser levantadas."

Ele disse a jornalistas que o Irã demonstrou sua vontade política ao levar suas mais altas autoridades às negociações e não deixar "nenhuma pedra sobre pedra". Um dos principais obstáculos para um acordo nuclear final é o desentendimento do Irã e seis potências mundiais sobre a velocidade na eliminação das sanções.

Questionado sobre as suas expectativas para as negociações desta semana com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, Zarif disse que as coisas estavam avançando.

"Fizemos alguns progressos desde a última vez e, se houver vontade política para aceitar que acordo e as sanções não podem andar juntos, então podemos ter um acordo neste momento."

Zarif acrescentou que o objetivo das negociações é um acordo que garanta que o programa nuclear iraniano seja exclusivamente pacífico e também que todas as sanções sejam suspensas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet