Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Irlanda investiga a morte de um possível infectado por ebola

Paciente está isolado em ala de hospital até que causa da morte seja descoberta


O Departamento de Saúde da Irlanda informou nesta quinta-feira (21) que o corpo de um homem que morreu recentemente permanece isolado no hospital de Letterkenny, no norte do país, perante a suspeita que poderia estar infectado pelo vírus do ebola.

O homem, de 40 anos, retornou de uma viagem a Serra Leoa há duas semanas e estava sendo tratado por malária antes de morrer, segundo o jornal "Irish Independent".

"Até que o diagnóstico se confirme, e como medida de precaução, os restos permanecerão no depósito, pendentes dos resultados do laboratório, que esperamos para amanhã", afirmou um porta-voz do HSE.

O corpo do homem foi descoberto esta manhã, quando as autoridades sanitárias foram alertadas perante a informação que o falecido tinha voltado recentemente de uma área afetada pelo vírus. "A equipe do serviço público de saúde está seguindo as normas de atuação adequadas, em linha com as melhores práticas internacionais. Isto significa que o corpo do falecido foi isolado para minimizar a possibilidade de expansão de qualquer possível vírus", acrescentou o porta-voz.

O representante do HSE explicou que foram extraídas amostras de sangue do corpo para confirmar ou desmentir a presença do vírus. A responsável do Centro de Vigilância e Proteção da Saúde irlandês, Darina O'Flanagan, disse por sua parte que "em geral, o risco de contrair a doença causada pelo vírus do ebola é extremamente baixo e implicaria ter estado em contato muito próximo com o infectado ou com seus fluidos corporais".

John Campbell, prefeito de Donegal, a cidade no norte da Irlanda onde vivia o falecido, declarou que cidade está "comovida" e pediu calma até que se conheçam os resultados dos teste de laboratório. "Não está confirmado neste momento que seja ebola, e inclusive se for confirmado, a possibilidade que se tenha transmitido a outras pessoas é pequena, portanto não há motivo para pânico", concluiu Campbell.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet