Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Operação Terra Prometida

Irmãos de ministro Geller e ex-prefeito são encaminhados para Centro de Custódia da Capital

Foto: Internet

Milton Geller, que foi prefeito da cidade de Tapurah, já prestou depoimento à Polícia Federal

Milton Geller, que foi prefeito da cidade de Tapurah, já prestou depoimento à Polícia Federal

Os irmãos Odair e Milton Geller, apontados como membros de um esquema de comércio e exploração de lotes destinados a reforma agrária do Projeto de Assentamento Itanhangá estão presos no Centro de Custódia da Capital. No total, 52 mandados de prisão preventiva foram expedidos e 22 pessoas foram presas até o final da noite de quinta-feira, 27, em dez municípios de Mato Grosso. Os dois chegaram a unidade prisional, que abriga a 19 detentos, por volta das 23h.  Os irmãos foram abrigados em celas distintas.


A direção da unidade também confirmou que no local também se encontra o ex-prefeito da cidade de Lucas do Rio Verde, Marino Franz.  Ele foi preso no período da manhã por agentes federais. 

Irmãos de ministro da agricultura e ex-prefeito são alvos da PF; operação contra esquema bilionário

Já os dois irmãos, que estavam com mandado de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal, apresentaram-se na noite de quinta-feira à Superintendência da Polícia Federal, em Cuiabá. Ambos prestaram depoimento ao delegado de Defesa Institucional, Hércules  Ferreira, responsável pelas investigações que culminaram com a operação ‘ Terra Prometida”.  

De acordo com a Polícia Federal, com o objetivo de se obter a reconcentração fundiária de terras da União destinadas à reforma agrária, fazendeiros, empresários e grupos do agronegócio fazem uso de sua influência e poder econômico para aliciar, coagir e ameaçar parceleiros ambicionando seus lotes de 100 hectares, cada um avaliado em cerca de R$ 1 milhão.

Atesta a Polícia Federal que os investigados usavam de "ações ardilosas, força física e até de armas" para comprar os lotes a baixo preço ou invadiam e esbulhavam a posse destas áreas. Em seguida, com o auxílio de servidores corrompidos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), integrantes de entidades de classe, servidores de câmaras de vereadores e de prefeituras buscavam regularizar a situação do lote.

Os dois irmãos são acusados de comercializar 15 lotes de terras, empregando familiares e empregados, como 'laranjas' para obtenção da titularidade das áreas. A estimativa é de que cerca de R$ 1 bilhão seja o valor montante negociado pelo esquema com a destinação fraudolenta dos lotes. No total, de 1.149 lotes do projeto, pelo menos mil foram negociados em beneficíos a políticos e barões do agronegócio. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet