Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Jovem de 19 anos morre após descarga elétrica de raio

Um jovem de 19 anos morreu na manhã desta terça-feira (14) vítima de uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra catarinense. Conforme a Polícia Civil, ele estava perto de um portão de ferro que foi atingido pelo raio volta das 7h30.


De acordo com informações de familiares prestadas à Polícia Civil, Wilson Godinho estava próximo ao portão de entrada de uma propriedade na localidade rural de São Francisco de Xavier.

O atendimento do Samu foi acionado, mas segundo a Polícia Civil, o jovem morreu no local. Ele não possuia marcas de queimaduras nas extremidas, mas o laudo atestou a causa da morte como descarga elétrica.

Wilson é velado na propriedade da família na tarde desta terça-feira.

Fortes chuvas na região
A chuva forte que cai desde a madrugada desta terça-feira (14) causou estragos no Oeste e na Serra de Santa Catarina. Até as 13h30, a Defesa Civil contabilizou prejuízos em 29 cidades.

São elas Itá, Vargeão, Caxambú do Sul, Galvão, Joaçaba, Timbó Grande, Abelardo Luz, Maravilha, Paraíso, Nova Itaberaba, Xaxim, Barra Bonita, São Miguel do Oeste, Chapecó, São Domingos, Ponte Serrada, Xanxerê, Arvoredo, Coronel Freitas, Capão Alto, Campos Novos, Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, Ouro Verde, Lages, Frei Rogério, Saudades, Xavantina e Seara.

Por volta das 8h, uma barragem do Parque de Exposições de Concórdia transbordou, gerando alagamentos em toda a região central.

Casas arrastadas
Coronel Freitas, município do Oeste catarinense, registrou ao menos três casas arrastadaspelas corrrentezas (veja vídeo acima) devido às fortes chuvas que atingem a região desde a madrugada de terça, informou a  Polícia Militar (PM).

Toda a região central da cidade está alagada, segundo a PM. Os bombeiros encontraram dificuldade de realizar auxílio as vítimas, devido a interrupção da rodovia SC-157 por queda de barrancos.

O hospital da cidade também sofre com os danos das chuvas. O local registra falta de medicamentos. De acordo com a PM, os postos de saúde do município cederam o contingente disponível para a unidade. Na cidade, a água destruiu lojas e casas.

Abastecimento de água
Com cidades alagadas em função das fortes chuvas, a região Oeste de Santa Catarina tem também problemas no abastecimento de água na tarde desta terça-feira (14), informou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Há problemas de abastecimento em Maravilha, São Miguel do Oeste, São Carlos, Seara, Coronel Freitas, Pinhalzinho, Concórdia, Chapecó, Riqueza, Cunhatai, Palmitos, São Domingos e Xanxerê.

As captações foram prejudicadas pelos alagamentos ou pelo excesso de terra e galhos trazidos pelos rios que tiveram seu nível elevado pelas chuvas. Segundo a Casan, equipes trabalham para restabelecer o serviço.

Informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone 0800 6430195 ou pelo chat atendente online no site da Casan.

Cancelamento de aulas
Segundo representantes do Governo do Estado, ao menos 28 municípios estão com as atividades da rede estadual suspensas nesta terça. Pela manhã, crianças tiveram que ser retiradas das unidades de ensino afetadas pelas águas.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Lages, desta terça até a manhã de quarta-feira (15), 45 escolas da rede estadual de 12 municípios da região estarão com as aulas suspensas. São eles Anita Garibaldi, Bocaína do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito.

Já de acordo com a SDR de Concórdia, todas as escolas que compreendem a atuação da SDR, em Irani, Presidente Castelo Branco, Alto Bela Vista, Peritiba, Ipira, Piratuba, Concórdia, estão com aulas canceladas entre a tarde e a noite desta terça. Segundo a secretaria, no final do dia será feita uma nova avaliação para verificar a possibilidade de reabertura na quarta.

De acordo com a SDR de Chapecó, as aulas estão suspensa nesta terça em nove municípios: Chapecó, Águas Frias, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Guatambu, Coronel Freitas, Cordilheira Alta, Planalto Alegre e Caxambu do Sul. Ao todo, 43 escolas são afetadas.

Acumulados de chuva
Segundo a Defesa Civil, choveu na região Oeste mais do que o previsto para o mês inteiro. Veja os valores acumulados até o início da tarde:

201 mm Maravilha
173 mm Chapecó
164 mm Seara
156 mm São Miguel do Oeste
156 mm Xaxim
147 mm Concórdia
142 mm Itá
129 mm Capinzal
119 mm Lindóia do Sul
124 mm São José do Cedro
110 mm Irani
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet