Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

articulações

Lúdio tenta apoio da base aliada para se lançar ao governo, mas não consegue unidade dentro do PT

21 Fev 2014 - 08:30

Da Redação - Ronaldo Pacheco/ Da Redação - Marianna Marimon

Foto: Arquivo Olhar Direto

Lúdio tenta apoio da base aliada para se lançar ao governo, mas não consegue unidade dentro do PT
O ex-vereador por Cuiabá Lúdio Cabral (PT) tem articulado intensamente para lançar-se candidato ao governo do Estado nas eleições de outubro. Derrotado na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2012, Lúdio tenta viabilizar seu nome para enfrentar o pleito pela base governista, e por isto, realizou um giro no interior do Estado, e visitou prefeitos do PMDB. Nesta semana, Lúdio foi até o prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães (PMDB), mas também já se encontrou com Juarez Costa (PMDB), prefeito de Sinop, e não deixou de passar por Alta Floresta e Colíder. Mesmo sem ser unanimidade na cúpula do próprio partido, o ex-vereador tem angariado apoio nas demais siglas da base aliada.


Silval Barbosa fortalece discurso ao apontar obras da Copa e MT Integrado como principais legados do seu governo
Entre prováveis aliados de Pedro Taques, Leitão é quem assume a ‘voz oposicionista’ a Silval

Um dos defensores ferrenhos da candidatura do petista é o deputado federal Valtenir Pereira (Pros). Para o parlamentar, Lúdio Cabral reúne todas as qualidades para garantir a unidade da base aliada do governador Silval Barbosa (PMDB), que conta com o Pros, PSD, PT, PR, PP e PCdoB. Porém, internamente, Lúdio não está lomge de ser unanimidade no PT, cuja cúpula ainda tenta viabilizar a candidatura do juiz federal Julier Sebastião da Silva (sem partido).

“Lúdio tem as melhores condições para agregar a base governista, possui mais capilaridade, além do que o PT em Brasília (leia-se Dilma Rousseff) já conhece a força do ex-vereador”, analisou Valtenir, para a reportagem do Olhar Direto, referindo-se a expressiva votação do ex-vereador, que conseguiu levar a campanha municipal para o segundo turno. Valtenir entende que Ludio Cabral é quem mais tem condições de "arrastar" a força do Palácio do Planalto para dentro da disputa do governo de Mato Grosso, no pleito deste ano.

Os partidos da base aliada possuem outras possibilidades para o governo, como as pré-candidaturas de Maurição de Água Boa e Cidinho Santos, ambos do PR, além do vice-governador Chico Daltro (PSD) e do desejo de parte da cúpula do PT em lançar o juiz federal Julier Sebastião da Silva, titular da 1ª Vara do Fórum J. J. Moreira Rabello.

A simpatia para uma eventual candidatura de Lúdio é devido a sua coerência política e a campanha municipal que o consagrou como um dos expoentes políticos de Mato Grosso, principalmente no que concerne ao PT, que há tempos não possuía um líder expressivo.

Mas, para conseguir se consagrar como candidato, Lúdio deve angariar os apoios da base governista e também a unidade dentro da própria sigla. Para isto, o ex-vereador tem até o mês de junho para se articular, quando serão realizadas as convenções partidárias e anunciados os candidatos oficiais da disputa de 2014.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet