Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

MEC demite ex-reitor da UnB que mandou comprar lixeira de R$ 1 mil com dinheiro da instituição

BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial dessa quinta-feira a demissão do ex-reitor da Universidade de Brasília Timothy Martin Mulholland. A decisão do MEC segue recomendação da Controladoria Geral da União (CGU), que investigou as possíveis irregularidades em convênios realizados entre a UnB e o Governo do Distrito Federal durante o período de 2005 a 2008, quando Mulholland era reitor.
 

A decisão foi tomada, "considerando a natureza e a gravidade das infrações cometidas, os danos que provieram, as circunstâncias agravantes e atenuantes e os antecedentes funcionais dos servidores, bem como os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, e que há subsunção das condutas dos servidores aos tipos administrativos".

Em 2009, revelações de que o então reitor havia usado dinheiro destinado à pesquisa científica para mobiliar seu apartamento funcional, inclusive com lixeiras de quase R$ 1 mil reais reais, custou seu cargo. Desde a renúncia, Mulholland era professor do Departamento de Psicologia da UnB. A instituição não comentou a demissão do ex-reitor.

Quando os possíveis casos vieram à tona, a reitoria da UnB foi ocupada por estudantes que exigiam a saída do reitor. Além do processo administrativo, o ex-reitor ainda enfrenta dois processos na Justiça Federal do Distrito Federal. Em outros dois processos, ele obteve decisão favorável e as ações foram arquivadas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet