Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

Maior fábrica do mundo produz 1 carro a cada 10 segundos

A Fábrica de automóveis da Hyundai em Ulsan, na Coreia do Sul, é a maior planta de automóveis do mundo. Com cinco milhões de metros quadrados de área, a fábrica emprega atualmente 34 mil funcionários e produz um carro a cada dez segundos. A montadora convidou o Terra para visitar o local, onde é proibido tirar fotos da linha de produção – não é possível nem entrar com notebooks.


A fábrica é dividida em cinco plantas, sendo que cada uma delas produz automóveis de uma categoria (SUV, sedã). O local tem a capacidade de produzir 4,794 milhões de veículos por ano – mais do que o número de carros novos vendidos no Brasil em 2013. De acordo com a Hyundai, são fabricados 6 mil carros por dia em Ulsan.

A marca coreana possui sua própria zona portuária na cidade, de onde exporta carros para todas as regiões do mundo. Era da planta da Coreia do Sul que o Brasil recebia o HB20 antes da fábrica da Hyundai em Piracicaba – ainda é de lá que chegam o ix35, Santa Fé, i30, entre outros modelos comercializados no País.

A fábrica funciona em dois turnos, um de 8 e outro de 9 horas. Os funcionários da empresa possuem um intervalo de dez minutos a cada duas horas trabalhadas, sendo que após retornarem ao expediente trocam de posto. De acordo com a Hyundai, cada linha de produção possui cerca de 130 postos, com dois ou três funcionários cada um, ou seja, cada carro passa pelas mãos de aproximadamente 300 funcionários antes de sair da fábrica. Para a alimentação dos 34 mil funcionários, a Hyundai construiu 24 restaurantes na fábrica.

Próprio porto
Depois de prontos, todos os carros que saem da linha são levados para uma pista de 3 quilômetros de extensão, onde engenheiros da Hyundai e pilotos realizam diversos testes nos veículos. Após isso, eles são levados para um pátio à espera dos navios – 10 mil carros estavam à espera para embarcar.

Por dia, a Hyundai embarca cerca de 3 mil carros nos navios que ficam no porto da fábrica, que tem 870 metros de extensão  – por ano são 1,06 milhão. De acordo com a Hyundai, cada um dos imensos navios levam cerca de 4 mil carros, sendo que saem três navios por vez do local. A empresa possui 160 navios para o transporte de carros, cada um deles com dez andares.

Para levar os 3 mil veículos por dia aos navios, a Hyundai conta com 400 motoristas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet