Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Mais 19 corpos de vítimas de naufrágio na Coreia são localizados

Depois de quatro dias de tentativas fracassadas devido às fortes correntes marítimas, mergulhadores recuperaram mais 19 corpos na balsa naufragada na Coreia do Sul, na última quarta-feira. Com o resgate, o número de mortos confirmados sobe para 58. Segundo as equipes de busca, os corpos recuperados estavam dentro da embarcação.


Pouco antes da meia-noite (horário local), os três primeiros corpos foram resgatados, marcando o início do difícil processo de recuperar os restos mortais das centenas de pessoas que ficaram presas quando a balsa Sewol, de 6.825 toneladas, adernou e naufragou. Os três cadáveres estavam com coletes salva-vidas e dois eram homens, segundo a Guarda Costeira. Outros corpos foram recuperados nas horas seguintes e as equipes de emergência continuam trabalhando na área da tragédia. A balsa naufragou na quarta-feira na altura da costa meridional coreana.

Mais de 244 pessoas, a maioria delas estudantes do ensino médio que estavam em uma viagem de férias, estão desaparecidas. Apenas 174 sobreviveram ao acidente, que revoltou e deixou em desespero milhares de parentes e amigos do grupo de alunos. O capitão da balsa segue preso acusado de negligência e abandono de pessoas em perigo. Dois outros membros da tripulação também foram detidos.

Em uma última ligação telefônica para a irmã mais velha, Kim Dong-Hyup, um aluno de 16 anos, prometeu que sairia com vida da balsa. Quatro dias após o acidente, a família acredita que Kim continua vivo.

— Sempre foi um garoto voluntarioso. Estou convencido de que se salvará de um jeito ou outro — disse o pai, Kim Chang-Gu, de 46 anos.

A recuperação do navio vai levar pelo menos dois meses. Segundo as autoridades do país, as condições no local são muito ruins, dificultando o trabalho dos mergulhadores. Enquanto isso, o capitão do navio, Lee Joon-seok, defendeu sua decisão de adiar a saída dos passageiros da embarcação. Lee ordenou que todos permanecessem em seus assentos por mais de 40 minutos depois que a barca ficou imobilizada por causas ainda desconhecidas. Quando o navio começou a afundar, porém, já era muito tarde e os passageiros não conseguiam avançar pelos corredores inclinados, ao mesmo tempo que a água tomava a embarcação.

Segundo Lee, detido neste sábado junto com outros dois integrantes da tripulação sob acusações de negligência e falhas na segurança dos passageiros — uma violação do código marítimo —, as condições do mar estavam muito ruins e não havia navios próximos que poderiam resgatar os passageiros.

— Naquele momento (durante os 40 minutos posteriores ao possível choque com o fundo do mar ou um objeto submerso), os barcos de emergência não haviam chegado. Também não havia pesqueiros ou quaisquer outros barcos que pudessem nos ajudar — declarou o capitão às redes de TV locais com a cabeça abaixada e coberta por um capuz. — As correntezas eram fortes e a água estava muito fria. Pensei que os passageiros seriam arrastados e teriam problemas se a retirada acontecesse em desordem, sem coletes salva-vidas. E teria acontecido o mesmo se estivessem com coletes.

O capitão, de 69 anos, tem sido muito criticado por ter abandonado o navio enquanto centenas de pessoas, em sua maioria adolescentes em viagem escolar, permaneciam presas a bordo. A terceira imediata do navio, Park Han-gyeol, de 26 anos, e timoneiro Cho Joon-ki, de 55, também foram detidos, e cada um enfrentará três acusações, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

O acidente ocorreu quando a tripulação manobrava. O promotor Yang Jung-jin disse que os investigadores tentam descobrir se a terceira imediata ordenou um movimento tão forte que levou o navio a tombar. Yang acrescentou que Lee não estava na ponte quando o Sewol passava por uma área com muitas ilhas próximas, mesmo com a lei exigindo que o capitão esteja na ponte em tais situações para ajudar a tripulação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet