Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Mais de 70% dos brasileiros não praticam exercícios físicos

Mais de 70% dos brasileiros não praticam exercícios físicos regularmente, e a maioria culpa a falta de tempo por isso. O dado é de uma pesquisa encomendada pela campanha MOVE Brasil, que realizará um evento gratuito neste domingo, no Parque Madureira, para combater o sedentarismo. Das 9h às 18h, uma vasta programação de atividades orientadas por profissionais será oferecida na abertura da Semana MOVE Brasil, que chega à segunda edição.

— A ideia é fazer com que as pessoas se movimentem mais e redescubram o prazer de se exercitar — diz o profissional de educação física Felipe Carvalho, coordenador de esportes do Sesc Rio, que responde pela secretaria executiva da campanha.

Segundo Carvalho, crianças a partir de 3 anos poderão participar das atividades, assim como pessoas com deficiências físicas, já que algumas modalidades adaptadas terão vez no evento. Haverá ainda uma tenda da saúde , onde será possível receber orientação nutricional e medir a pressão.

— Quem pratica exercícios físicos regularmente tem menos propensão a desenvolver diabetes, obesidade e estresse, por exemplo. É preciso criar um tempo no dia a dia a dia para isso — ressalta.

A Semana MOVE Brasil vai de domingo ao dia 28. Nesse período, todas as unidades do Sesc terão uma programação esportiva especial para estimular a população a incorporar hábitos mais saudáveis.

— Muitas vezes, as pessoas criam certa resistência a atividade física porque pensam em um esporte do qual não gostam, mas existe uma gama de atividades, desde pilates, hidroginástica e natação até caminhada. O importante é não ficar parado — afirma Felipe Carvalho.

Aulões

Vão acontecer na Praça do Samba: alongamento, das 9h às 10h; dança de salão, das 10h às 11h, capoeira e judô, das 11h ao meio-dia e das 14h às 15h; circuito, das 15h às 16h; orientações em saúde, orientação à corrida e caminhada e Espaço Kids (chute a gol e high jump), das 9h às 11h e das 14h às 18h; dança mix, das 15h às 16h.

Esportes

Na Área de esportes diferenciados: bocha adaptada, das 15h30m às 18h; esgrima, das 10h às 11h e das 15h às 16h; badminton, das 9h às 11h e das 14h às 18h.

Esportes radicais

Na Área radical ou na Pista de skate: slackline, das 9h às 11h e das 14h às 18h; patins, das 9h às 10h e das 17h às 18h; simulador de asa-delta, das 9h às 11h e das 15h às 18h; skate, das 9h às 18h.

Esportes adaptados

Nas quadras poliesportivas: basquete adaptado, das 14h30m às 16h; power soccer (futebol de cadeirante), das 16h às 16h40m; futevôlei e futebol society, a partir das 14h.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet