Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AL

Maluf é eleito presidente da AL com 23 votos; apenas um voto em branco veja como foi

01 Fev 2015 - 08:50

Da Redação - Raoni Ricci e Ronaldo Pacheco

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Maluf é eleito presidente da AL com 23 votos; apenas um voto em branco  veja como foi
O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) é o favorito para vencer a eleição pela presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL-MT), que acontece hoje (01), a partir das 09h. O parlamentar terá o republicano Ondanir Bortolini, o Nininho (PR), como primeiro secretário. Os dois conseguiram reunir 17 votos e podem não ter adversários na disputa. A oposição, liderada hoje por Zeca Viana (PDT), Mauro Savi (PR) e Romoaldo Junior (PMDB), tenta emplacar a chamada eleição avulsa para dificultar a vitória dos adversários.

 
Na eleição avulsa, cada parlamentar vota de forma individual em todos os cargos da Mesa Diretora, sem a necessidade do registro de uma chapa completa. Com dificuldades em montar sua chapa, a oposição encontrou nesse modelo de escolha a saída para tentar barrar a eleição de Maluf. Romoaldo, que vai presidir a sessão, defende que esse tipo de procedimento garante oportunidade para que outros deputados integrem a Mesa. A estratégia, no entanto, pode não ser colocada em prática. 

Acompanhe abaixo a cobertura em tempo real da posse e eleição da Mesa Diretora:

12h45 - Encerrda a sessão

12h43 - Guilherme Maluf começa seu discurso de agradecimento destacando a representatividade dos parlamentares e relembra o recado dos mato-grossenses nas urnas: o clamor por mudanças. O tucano promete um novo modelo de gestão, com uma reaproximação do Legislativo com a população. “Esta casa deve ser também um eixo propulsor do estado e da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, defende.
 
Maluf reafirma seu compromisso com a governabilidade, mas sem subserviência. “O nosso compromisso maior é com os resultados que vão melhorar a qualidade de vida de mais de 3 milhões de mato-grossenses. E sabemos que estes resultados têm que vir com celeridade”.

12h35 - O primeiro-secretário da AL, deputado Nininho (PR), agradeceu o apoio do deputado Botelho e defendeu a alternância de poder. O republicano defende a redução de gastos da assembleia e a garantia de estrutura para os deputados atuarem nas suas bases. 

12h23 - A chapa de Guilherme Maluf acaba de ser eleita com 23 votos. Apenas um deputado votou em branco.

12h20 - Encerrada a votação e os deputados começam a contar os votos. 

12h04 - Janaína Riva afirma que existiram vetos a nomes de parlamentares na eleição da Mesa. Ela defende que a Assembleia perde sem Mauro Savi na Mesa Diretora. “Juntos passamos a margem de 100 mil votos”, argumenta. A deputada ainda assegura a governabilidade.

11h54 - Gilmar Fabris sobe a tribuna e diz que quem ganhar a eleição vai ter que manter a postura de comandante de um poder e não de um grupo restrito. Segundo ele, a chapa eleita vai enfrentar mais dificuldades com quem a apoiou e foi “confinado” do que com não apoiou o projeto.  Ele também exaltou a postura do deputado Zeca Viana em todo o processo.

11h45 - O deputado José Carlos do Pátio toma a palavra e defende Zeca Viana. Muito exaltado, ele afirma que a eleição da Mesa deixa uma ferida na Assembleia. De acordo com ele, havia uma vontade de todos os deputados em colaborar com o governo, mas reclama dos vetos a alguns nomes. Ainda assim, pede votos para a chapa de Maluf.

11h39 - O deputado Mauro Savi assume a tribuna e diz que foi ceifado da eleição da mesa quando Blairo Maggi (PR) foi eleito governador. Lembra que foi o deputado mais votado de Mato Grosso e afirma que tinha o comprometimento de companheiros de coligação nesta disputa.
 
Savi lembra que compôs chapa com Guilherme Maluf e chegou a colher 15 assinaturas de apoio ao projeto, em que seria Primeiro Secretário e o tucano presidente. Irônico, Savi falou que ele e os deputados da oposição são como “leprosos” na assembleia. Ele destava o trabalho de Zeca Viana e afirma que irá votar na chapa de Guilherme Maluf. 
 
“Foi colocado um carimbo nas minhas costas e não tenho vergonha deste carimbo. Não tenho vergonha de ter defendido o governador Silval Barbosa (PMDB) e Blairo Maggi (PR). Não cuspo no prato que comi”, afirma. “Não necessito de cargos, tenho meu trabalho, tenho minha maneira de fazer política, sem ter estudo, sem ter dinheiro”, completa.
 
Savi promete cobrar as mudanças e os discursos do governo e diz que não é bobó cheira-cheira, como gosta de falar o governador Pedro Taques. 

11h29 - O deputado Zeca Viana também pede a palavra e agradece aos apoios que recebeu quando ensaiou uma candidatura à presidência da AL. O pedetista pede para que os parlamentares que o apoiaram no embrião de sua chapa votem agora em Guilherme Maluf. 

11h22 - O deputado Emanuel Pinheiro pediu a palavra e afirmou que não pretende ser um “problema” no parlamento, mas afirma que será fiel as suas convicções. “Proferi um estudo profundo sobre uma quase vergonha nacional”, afirma, isso porque o regimento interno não dá condições de nenhum deputado poder disputar uma cadeira na Mesa Diretora de maneira isolada.
 
Pinheiro mostra o folheto de sua chapa, que tinha Botelho como Primeiro secretário, mas que naufragou. O deputado afirma que tinha a intenção de tentar postergar a eleição, mas não vai fazê-lo. Ele faz um discurso semelhante ao de Pedro Taques, quando o hoje governador perdeu a eleição da presidência do Senado para Renan Calheiros.
 
O parlamentar diz que foi o “anti-candidato” e reafirma sua propostas de campanha, apesar de não concorrer. 

11h07 - Começa a sessão em que será escolhida a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O deputado Guilherme Maluf anunciou sua chapa “Diálogo e integração”, montada da seguinte forma: montada da seguinte forma: Guilherme Maluf presidente, tendo Eduardo Botelho (PSB) como primeiro vice e Pedro Satélite (PSD) segundo vice. A primeira secretaria ficou com Nininho e a segunda, terceira e quarta, respectivamente, com Wagner Ramos (PR), Max Russi (PSB) e Baiano Filho (PMDB).

10h51 - Minutos antes de começar a votação para a Mesa Diretora, o deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), eleito pela oposição, afirmou que os 24 deputados devem votar a favor da chapa encabeçada por Maluf e Nininho, que conta com o apoio do governo do Estado.
 
“Apesar de um processo de muita disputa e traições, é natural que quando 17 deputados escolhem um, não adianta os outros irem na contramão. Vamos votar nessa chapa e trabalhar unidos até para cobrar os compromissos assumidos”, garantiu Fabris.

10h15 - Após discurso do presidente Romoaldo Júnior, o Hino de Mato Grosso foi tocado e a sessão de posse encerrada. Em instantes começará a eleição da Mesa Diretora.

10h05 - Gilmar Fabris faz o juramento junto aos demais deputados empossados.

09h57 - Começa o juramento dos deputados que estão sendo empossados.

09h53 - Começa a posse e o deputado Gilmar Fabris (PSD) levanta uma questão de ordem e questiona sua posse como parlamentar efetivo ou suplente do deputado falecido Walter Rabello (PSD). Fabris faz questão de já ser empossado e pede para que o presidente da sessão consulte o regimento interno para dar-lhe posse.

09h33 - Sessão de posse será comandada pelo deputado Romoaldo Júnior (PMDB), que já abriu os trabalhos e está convocando as autoridades presentes a comporem a mesa.

09h20 - “Essas discussões em torno da composição final da mesa já mostram o amadurecimento desse parlamento. Nós esperamos que esses deputados sigam os desejos da sociedade e da população, e não os interesses do governador. O governador representa os anseios da população. Vamos trabalhar sempre em harmonia, mas com respeito à independência e autonomia de cada poder", afirmou Paulo Taques.

09h19 - Zeca Viana também voltou a criticar a oferta de cargos feita pelo governo em troca de votos para a chapa apoiada pelo Paiaguás. Já o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, afirmou que caso Zeca tenha provas do que está falando, que denuncie às autoridades.

09h14 - Zeca Viana acabou de confirmar que não vai conseguir registrar sua chapa e vai pedir para todos os deputados que estavam o apoiando votarem em Maluf. Mesmo assim, Zeca manteve as críticas ao governo,e classificou como esdrúxula a atuação do Paiaguás. Além disso, condenou a prática de “confinamento” dos deputados.

09h08 - Mauro Savi em rápida entrevista ao Olhar Direto afirmou que não tem nada definido em relação a uma chapa de oposição e isso ainda deve ser discutido. 

09h03 - Lideranças e autoridades estão chegando e lotando o local da posse. O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) e o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso já estão no local. 

09h00 - Os deputados Zeca Viana (PDT), Mauro Savi (PR) e Romoaldo Júnior (PMDB) também estariam reunidos para discutir uma possivel composição, mas até então não foi anunciada nenhuma chapa.

08h56 - Os apoiadores da chapa de Maluf consideram que não tem nada ganho até começar a eleição, mas estão confiantes na vitória. “Queremos fazer uma nova AL, reduzir os gastos, dar transparência às ações e realmente trabalhar para o cidadão mato-grossense”, afirmou o peessedebista em entrevista ao Olhar Direto.

08h52 - Os 17 deputados que sustentam a chapa encabeçada por Guilherme Maluf estavam reunidos no gabinete do tucano e já se dirigiram ao teatro da Assembleia, onde será realizada a posse. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet