Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Briga por terra indígena

Maquinário usado para destruir construções em Suiá-Missú chega na região do conflito em Mato Grosso

Chegaram na noite de ontem, no distrito de Estrela do Araguaia, em Alto Boa Vista (1.056 km de Cuiabá), os maquinários que serão usados para a desintrusão...

Foto: Lucas Bólico

Maquinário usado para destruir construções em Suiá-Missú chega na região do conflito em Mato Grosso
Chegaram na noite de ontem, no distrito de Estrela do Araguaia, em Alto Boa Vista (1.056 km de Cuiabá), os maquinários que serão usados para a desintrusão de não-índios da área demarcada como terra Xavante.


As máquinas pesadas chegaram em comboio por volta de 21h no local e passaram escoltadas pelo Posto da Mata, com destino ao acampamento do Exército, montado na Escola Agrícola de Alto Boa Vista.

A Força Nacional só aguarda o vencimento do prazo estipulado para saída voluntária para para começar a atuar na retirada dos produtores da região. Além de retro-escavadeiras, foram vistos caminhões caçambas.

Uma reunião entre autoridades políticas da região acontece hoje no Posto da Mata. O prefeito de São Felix do Araguaia, Filemon Limoeiro, não quis adiantar ao Olhar Direto que medidas os produtores rurais da Suiá pretendem tomar para evitar a desocupação prevista para começar na quinta-feira (6).

A expectativa é de que em uma busca por atenção das autoridades e na tentativa de pressionar por uma reversão da situação, os não-índios façam o bloqueio da BR 158. “Eu não sei desse bloqueio, mas minha preocupação é que haja conflito com a retirada”, completou Filemon que acredita que os produtores vão resistir à desocupação.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet