Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MELHOR DAR EXEMPLO

Mato Grosso é primeiro estado a firmar convênios com União para ensinar cidadania em escola e transparência na gestão

Foto: Lucas Ninno/GCom-MT

Mato Grosso é primeiro estado a firmar convênios com União para ensinar cidadania em escola e transparência na gestão
“Nós, desde o primeiro dia, determinamos um novo debate sobre o conceito de transparência, com prática de ética e democracia. E vamos avançar, jamais recuar”. A declaração do governador José Pedro Taques (PDT) ocorreu nesta sexta-feira (26), salão Clóves Vettorato do Palácio Paiaguás, durante cerimônia de assinatura de convênio com a Controladoria Geral da União (CGU), para implantar os Programas Transparência Brasil e Um por Todos e Todos por Um.

 
Pedro Taques entende que estudantes, professores, famílias, escolas e comunidades serão envolvidos em reflexões sobre temas que abordem cidadania, ética e combate à corrupção.
 
“A responsabilidade é de cada um no processo de construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou o secretário Permínio Pinto, de Estado de Educação, para a reportagem Olhar Direto ao explicar que neste ano, o programa vai abranger escolas de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento e Poconé.

“O programa [Um por todos e todos por um] tem como foco despertar no aluno e que seja um instrumento para levar para a casa e convívio de seus pais e de toda a família as noções concretas de cidadania. Objetivo principal é chegar aos alunos, através de instrumentos lúdicos, usando os personagens da Mônica e toda a sua turma”, argumentou Permínio Pinto.
 
“O governo de Mato Grosso é o primeiro a aderir ao programa Um por todos, todos por um, para levar à criança que está no quinto ano de ensino fundamental, conceitos básicos de ética, cidadania e controle social”, afirmou o ministro Waldir Moisés Simão, da CGU.
 
A adesão do governo de Mato Grossoaos programas “Brasil Transparente” e “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, do governo Dilma, o Estado passa a contar com o auxílio da CGU na implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e na adoção de medidas de governo aberto.
 
O programa prevê a capacitação de servidores públicos e ferramentas de melhorias do Portal da Transparência (transparência ativa) e do atendimento aos pedidos de informação do cidadão (transparência passiva).
 
A ideia é que a adesão permita ao Estado avançar na transparência de informações, processo coordenado no Poder Executivo de Mato Grosso pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GabTCC). “A transparência é uma marca da Constituição e da democracia. O cidadão precisa ter acesso às informações para que haja a conexão com a gestão pública”, afirmou Pedro Taques.
 


O ministro-chefe da CGU destacou que a parceria demonstra o empenho do Governo de Mato Grosso não somente em fortalecer a transparência na prestação de contas, mas também em estimular a participação social na gestão pública.
 
“A fiscalização do cidadão (nas atividades do Poder Público) ajuda o bom gestor a ter a garantia de que suas decisões estão atendendo às expectativas legítimas da sociedade. O controle exercido pelo cidadão e pela própria administração (externo, interno e gestores) é fundamental para garantir boas práticas, efetividade na aplicação dos recursos públicos pagos com muito sacrifício pelo cidadão por intermédio do recolhimento de impostos”, disse Moisés Simão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet