Notícias / eleições 2012

10/09/2012 - 12:00

Mauro Mendes cai sete pontos e eleição caminha para segundo turno

Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Access Brasil

Mauro Mendes cai sete pontos e eleição caminha para segundo turno

Nova rodada da pesquisa Access Brasil, na modalidade estimulada, revela que a eleição para prefeito em Cuiabá pode ser decidida apenas no segundo turno por causa da queda de mais de sete pontos percentuais do candidato a prefeito do PSB, Mauro Mendes, e da ascenção do candidato a prefeito de Cuiabá pelo PT, vereador Lúdio Cabral.

Outro fato interessante na estimulada do instituto Acess é o número de indecisos, que subiu de 10,34% para 18,82%. Já o percentual dos eleitores que se declaravam propensos a votar branco ou nulo caiu de 9,40% para 6,69%.

Maluf se mantém em segundo, mas Lúdio diminui vantagem
OD publica nova rodada de pesquisa de intenção de votos para Cuiabá
Pesquisa aponta queda de indecisos e migração dos votos de Carlos Brito

O empresário Mauro Mendes (PSB) segue na dianteira, mas teve uma queda de 7,14 pontos percentuais, ou seja, acima da margem de erro de 4%. No último levantamento, o peessebista somava a preferência de 42,82% do eleitorado cuiabano. Nesta pesquisa, Mendes soma 35,68%.

Lúdio Cabral tinha 14,23% das intenções de voto no último levantamento e agora assume a segunda posição com 17,77%. O tucano Guilherme Maluf caiu de 17,19% para 14,77%. Carlos Brito (PSD) segue em quarto lugar na disputa, com leve queda de 4,06% para 3,79%, dentro da margem de erro.

Lúdio foi o único entre os quatro melhores colocados na disputa a apresentar uma ascensão nas intenções de voto e ultrapassando o candidato a prefeito do PSDB, deputado estadual Guilherme Maluf.

Além de Cabral, apenas o candidato do PSOL, procurador Mauro, apresentou ascensão, mas dentro da margem de erro e passou de 1,74% para 2,35%. Adolfo Grassi (PPL) passou de 0,40% para 0,13%.

Leitura política

De acordo com o cientista político da Access Brasil, Jeverson Missias, a eleição caminha para o segundo turno. “A queda de Mauro Mendes já era esperada. O seu alto índice de aceitação, mostrado nas primeiras rodadas, ainda era reflexo da massificação de seu nome nas recentes campanhas de 2008 e 2010”, afirma Missias.

“Após o início do horário eleitoral, com as propostas dos outros candidatos sendo levadas à população, houve uma retração de parte do eleitorado que antes declinava o voto para esse candidato [Mauro Mendes], mas aumentando assim o percentual de indecisos. Pode se dizer que houve uma migração de seus votos para essa categoria”, completa o cientista político.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 7 de setembro e foram apresentadas questões quali-quantitativas aos eleitores. O painel desta rodada contou com 800 entrevistas. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número TSE MT-00216/2012. A margem de erro é de 4%.


Atualizada às 13h01

Notícias Relacionadas

Exibindo de "01" à "10" do total de "36"

por neide, em 13/09/2012 às 14:03
O POVO NAO ACORDAR COM ESSE PT, OU RAIVA DESSE POVO QUE ACREDITA EM CANDIDATOS DO PT QUE SO FAZEM PROGRMAS QUE NAO ESTIMULAM EM NADA E CONTAM MENTIRA DEMAIS
por sandra borges, em 12/09/2012 às 11:38
Sr NascimentoMT, saiba então nada o impede na realidade de votar no LÚDIO!! Ele é muito mais que o PT, sorte nossa e bom para o PT!! Cordialmente, Até a Vitória!!
por NascimentoMT, em 12/09/2012 às 09:00
O único ponto que me impede de votar no candito Lúdio Cabral é que ele é do PT:o partido mais mentiroso que já vi. Mensalão,projeto de Aborto, e tantas outras coisas.
por Francisco, em 11/09/2012 às 18:36
É traira, o povo não gosta de vc mesmo. Caminha para a terceira derrota. Vai se candidatar em Goiânia.
por Antonio Bruno, em 11/09/2012 às 13:20
O povo cuiabano se não eleger o Ludio dessa vez vai ter mesmo que viver no descaso de sempre por merecimento, O Drª Ludio simplesmente é o candidato mais humano e que tem um projeto de governo para a capital. Diferente do nosso fantoche M.M que tem como padrinho politico o Tubarão do Estado Blairo Maggi !!! Mauro Mendes vem no seu programa eleitoral com a mesma ladainha e sempre :"minha mãe era lavadeira, eu trabalhei na roça" conversa fiada, pergunta pra ele se ele se ele ja pegou algum onibus no horario de pico na capital, se ele ja adentrou em alguma poli-clinica, esse ai só desse na periferia na epoca de campanha mesmo!Cuiabanos abram os olhos para o certo, o M.M tem planos de disputar as eleições de 2014, quem assumira sera o vice dele e quem é o vice dele um mala sem alça cujo o nome se da por João malheiros! Vai la povo repitão os mesmos erros dos anos passados que vocês terão um governante pior doque o fraco Galindo!LAstimavel
por AUGUSTO, em 11/09/2012 às 00:09
Lúdio é querido em Cuiabá,pois já trabalhou em várias policlinicas dos bairros da cidade,o povo o conhece bem e sua atitude como vereador,"politicos" como Galindo,mauro mendes não conhece a realidade,só vão na periferia em época de campanha e de motorista,pq senão se perdem,pois duvido que conheçam 50% da capital.Fora de campanha um vai passear de lancha com o bolso cheio de incentivos fiscais e o outro vai esquiar no chile comemorando a venda da Sanecap,o povo não é besta.
por Conrado Mello, em 10/09/2012 às 22:22
Laís, torço para que não haja segundo turno, mas se houver espero que seja entre Mauro Mendes e Lúdio Cabral. Quanto ao perfil dos eleitores do Candidato Lúdio, acredito que você esteja exagerando, pois tenha certeza que pessoas de mesmo nível de escolaridade, alto ou baixo podem divergir em suas opiniões e os chamados formadores de opinião, classe a que você julga pertencer podem não estar tão alinhados ao seu candidato. Além disso, não respondem isoladamente por uma vitória na eleição.
por Dr Trocadilho, em 10/09/2012 às 19:52
Eu não me Iludio com esses candidatos que são falastrões.
por Felipe Matos, em 10/09/2012 às 17:52
É o desespero já começou a bater no palanque pesado e milionário do Mauro Mendes. Tanto é que começaram as baixarias. O povo ta cansado das mesmas conversas fiadas e ataques rasteiros. O povo quer Mudança de Verdade e a Mudança tem nome e número: Lúdio Cabral 13.
por phant, em 10/09/2012 às 17:47
junto com Bero Bero a vaca vai para o brejo

plantão

picante

do internauta

Sitevip Internet