Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Médicos acusados de integrar "Máfia de Órgãos" vão a júri por morte de criança

Está previsto para esta quinta-feira (31) o julgamento de quatro médicos acusados de integrar uma "Máfia dos Transplantes" em Poços de Caldas, no sul de Minas. Os profissionais respondem pela retirada dos órgãos ainda durante o tratamento e pela morte da criança Paulo Veronesi Pavesi, em abril de 2000, caso que ganhou repercussão internacional e provocou o fechamento da central clandestina MG Sul Transplantes. Desde então, a Santa Casa do município não pode mais realizar transplantes.


No banco dos réus, estarão o nefrologista Álvaro Ianhez, o anestesiologista Marco Alexandre Pacheco da Fonseca, o intensivista José Luiz Bonfitto e o neurocirurgião José Luiz Gomes da Silva. Eles seriam responsáveis pelo atendimento a Pavesi, que caiu durante uma brincadeira no prédio onde morava e, segundo o Ministério Público, teve o tratamento negligenciado para que a retirada dos órgãos fosse possível.

O pai do menino, também chamado Paulo Pavesi, conseguiu asilo humanitário na Itália ao denunciar perseguições de um grupo político no sul de Minas supostamente orientado pelo deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB), citado em setença judicial como ex-sócio de um dos médicos e um dos responsáveis pela criação da central clandestina. O parlamentar sempre negou as acusações. A surpresa do julgamento é a participação de Pavesi via videoconferência como testemunha de acusação.

Foram arroladas 10 testemunhas pela defesa e três pela acusação. A sessão será presidida pelo juiz Narciso Alvarenga Monteiro de Castro, da 1ª Vara Criminal.

Em fevereiro de 2014, os médicos Sergio Poli Gaspar, Celso Roberto Frasson Scafi e Cláudio Rogério Carneiro Fernandes foram condenados, respectivamente, a 14, 17 e 18 anos de prisão pelo crime de remoção de órgãos de Paulo Pavesi, com o agravante de prática em pessoa viva, resultando em morte. Eles chegaram a ser presos, mas receberam habeas corpus e cumprem medidas cautelares, como a proibição de trabalhar na rede pública, enquanto aguardam recurso.

Livro detalha crimes

Há três semanas, o pai do menino, Paulo Veronesi Pavesi, lançou o livro "Tráfico de Órgãos no Brasil - O Que a Máfia Não Quer Que Você Saiba", em que detalha os crimes praticados pelos médicos e a rede de proteção políticaque permitiu aos condenados continuar trabalhando sem qualquer impedimento nos últimos 14 anos. As denúncias da família levaram à instalação da CPI do Tráfico de Órgãos em 2004, quando casos semelhantes vieram à tona, mas todos os pedidos de indiciamento no relatório final foram arquviados. O pai do menino recebeu asilo político na Itália em 2008, alegando perseguição, e hoje vive em Londres.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet