Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

VEJA QUAIS

Menos da metade das prefeituras de MT já aderiu ao programa "Mais Médicos"; veja quais

Foto: Reprodução

Alexandre Padilha (ministro da Saúde)

Alexandre Padilha (ministro da Saúde)

Sessenta prefeituras de Mato Grosso tinham se inscrito até esta quarta-feira (24) no programa "Mais Médicos", do governo federal. O número equivale a 39% das cidades do estado. De acordo com o Ministério da Saúde, do total, nove estão em regiões mato-grossenses de maior vulnerabilidade social e consideradas prioritárias.


O prazo para inscrições junto ao ministério termina nesta quinta-feira (25). No Brasil, 2.552 municípios tinham aderido ao programa até a última lista divulgada pelo órgão, o equivalente a 45,8% das cidades brasileiras. Na região Centro-Oeste, 206 municípios estão inscritos.

Lançada pela presidente da República Dilma Rousseff no último dia 8, a iniciativa pretende levar mais médicos às regiões pobres, especialmente para municípios do interior e periferia das grandes cidades. Todos os municípios do país podem participar, indicando as unidades básicas de saúde de suas regiões em que faltam médicos.

O Ministério da Saúde deverá divulgar na sexta-feira (26) o total de vagas existentes em cada cidade inscrita. E, até o dia 28, os médicos brasileiros que aderiram ao programa poderão escolher os municípios onde gostariam de atuar.

Os municípios ficarão responsáveis por moradia e alimentação dos profissionais e por acesso a recursos do ministério para construção, reforma e ampliação das unidades básicas de saúde. Além disso, a proposta prevê, para os médicos participantes, bolsa de R$ 10 mil, ajuda de custo e especialização em atenção básica durante os três anos do programa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet