Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política BR

JULGAMENTO

Mensalão: Defesas começam com Dirceu, Genoíno, Delúbio e Valério

O julgamento do mensalão entra nesta segunda-feira em sua segunda-fase, com o início da defesa de cada um dos 38 réus no Supremo Tribunal Federal (STF), depois da acusação feita na última sexta-feira pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Julgamento do Mensalão no STF: advogados começam as defesas

Julgamento do Mensalão no STF: advogados começam as defesas

O julgamento do mensalão entra nesta segunda-feira em sua segunda-fase, com o início da defesa de cada um dos 38 réus no Supremo Tribunal Federal (STF), depois da acusação feita na última sexta-feira pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Os advogados terão uma hora para defender seus clientes.


- Mensalão: Veja como foi a acusação contra os réus no STF

- Mensalão: Veja como foi o 1° dia do julgamento dos 38 réus

As defesas começam pela cúpula do que a procuradoria diz ser uma quadrilha de desvio de dinheiro e compra de apoio político: o ex-ministro José Dirceu será o primeiro a ser defendido, seguido pelo ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, atualmente assessor do Ministério da Defesa, Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e do empresário Marcos Valério e de Simone Vasconcelos, consultora financeira da SMPB (empresa de publicidade). Conheça todas as acusações contra os réus do Mensalão.

O Olhar Direto e o Olhar Jurídico fazem a cobertura em tempo real do julgamento, com notícias minuto a minuto, análises e informações de bastidores. 

O início das defesas estava previsto para sexta-feira, mas o julgamento está atrasado. A previsão inicial era que essa fase da defesa tivesse começado na sexta-feira (3). Dirceu será defendido por José Luis Oliveira Lima, Genoino por Luiz Fernando Pacheco, Delúbio por Arnaldo Malheiros Filho, e Marcos Valério e Simone por Marcelo Leonardo. O advogado de Dirceu antecipou que a base de sua argumentação será a ausência de provas para acusar o ex-ministro.

O ex-ministro, José Genoino e Delúbio Soares respondem aos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. O empresário Marcos Valério responde por corrupção ativa, formação de quadrilha, peculato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Simone Vasconcelos foi denunciada por lavagem de dinheiro, corrupção ativa, formação de quadrilha e evasão de divisas.

Os ministros do STF se esforçam para que o processo seja julgado por todos, uma vez que em setembro o ministro Cezar Peluso completa 70 anos e se aposenta da magistratura. Os advogados deverão apresentar seus argumentos até meados do mês.

Réus respondem por seis crimes

Na sexta-feira, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, concluiu a sustentação oral pedindo a condenação de 36 dos 38 réus. O ex-ministro da Comunicação Social da Presidência da República Luiz Gushiken e o assessor do PL (atual PR) Antonio Lamas foram excluídos da condenação por falta de provas.

Em cerca de cinco horas, Gurgel disse que foi ameaçado e sofreu ataques. Fez um relato detalhado sobre o esquema do mensalão, defendeu que a justa aplicação de penas marcará um “paradigma histórico”. A exposição dele foi dividida em duas partes. Na primeira fase, o procurador se dedicou à apresentação dos réus. Na segunda etapa, ele detalhou as “situações criminosas” em que cada um réus se envolveu.

Para cada situação, Gurgel apontou um crime. Os delitos citados na denúncia, variando conforme o reú, são formação de quadrilha (pena de um a três anos de prisão), corrupção ativa e passiva (dois a 12 anos cada), peculato (dois a 12 anos), evasão de divisas (dois a seis anos), gestão fraudulenta de instituição financeira (três a 12 anos) e lavagem de dinheiro (três a dez anos). Alguns crimes, segundo o procurador, foram cometidos várias vezes e, por isso, alguns réus respondem a dezenas de acusações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet