Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Merkel é a mulher mais poderosa do mundo; Dilma é 7ª, segundo a Forbes

A chanceler alemã Angela Merkel lidera pelo 5º ano consecutivo a lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo elaborada pela revista Forbes, na qual a presidente Dilma Rousseff aparece na 7ª colocação e em 1º na região da América Latina. Veja a lista completa.


Merkel, que no total liderou em 10 ocasiões a classificação, continua à frente da lista publicada nesta terça-feira (26) pela revista americana, que destaca sua vitória eleitoral em dezembro, sua gestão da crise e sua política externa.

Para a Forbes, só há uma mulher que no próximo ano poderia arrebatar o primeiro posto da chefe do governo alemão, a pré-candidata democrata à presidência dos EUA Hillary Clinton.

A ex-chefe da diplomacia americana aparece em 2º lugar na lista deste ano, seguida pela filantropa Melinda Gates, que mantém o 3º posto do ano passado.

Após ela, aparecem a presidente do Federal Reserve (Fed) de EUA, Janet Yellen, e a conselheira delegada da General Motors, Mary Barra.

Embora tenha perdido três degraus com relação ao ano passado, Dilma aparece em 7º, atrás da presidente do FMI, Christine Lagarde. Além disso, para a Forbes a presidente brasileira é a mulher latino-americana mais poderosa do mundo, seguida por Cristina Kirchner, que ocupa o posto 16 e pela presidente chilena, Michelle Bachelet, no 27.

No total, a lista inclui oito chefes de Estado e uma monarca, a britânica Elizabeth II (41ª), à frente de países com um Produto Interno Bruto combinado de US$ 9,1 trilhões.

A única espanhola na lista é Ana Patricia Botín, presidente do Banco Santander, que aparece no posto 18, após ter se transformado "em uma das executivos bancárias mais poderosas do mundo e a primeira mulher a dirigir uma grande entidade de crédito europeia", segundo lembra Forbes.

Entre os novos rostos da lista destacam-se os da chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini (36ª); a primeira-ministra polonesa, Ewa Kopacz (40ª), e a cantora Taylor Swift (64ª), que com 25 anos é a mais jovem.

Quem também aparece novamente na lista é a cantora Beyoncé Knowles (21ª), a apresentadora Ellen Degeneres (50ª) e a atriz Angelina Jolie (54ª), enquanto saem outras como Lady Gaga e a modelo Gisele Bündchen.

As colombianas Sofía Vergara (57ª) e Shakira (81ª) também aparecem na lista, apesar de perder postos com relação ao ano passado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet