Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Milicianos palestinos disparam contra Israel ao fim de 12 horas de trégua

Ataques não teriam respeitado extensão do cessar-fogo por mais 4 horas.

Exército não considera disparos como violação flagrante, diz mídia de Israel.

Milicianos palestinos lançaram quatro bombas contra cidades israelenses ao redor da Faixa de Gaza neste sábado (26), minutos após terminar oficialmente a trégua humanitária de 12 horas administrada pela ONU, informaram fontes militares.

"Acabam de lançar foguetes contra Irael apesar da prolongação do cessar-fogo humanitário", escreveu em sua conta no Twitter Avital Leibovich, um porta-voz do Exército de Israel, enquanto outro porta-voz informou à Agência France Presse que houve três disparos de morteiro contra Israel que não deixaram vítimas.

Inicialmente, ainda não é possível determinar se foram ataques isolados ou se já se pode falar em um recomeço das hostilidades por parte do movimento islamita palestino Hamas. O Hamas ainda não reagiu ao anúncio israelense.
Segundo os meios de comunicação israelenses, o exército israelense não considera estes disparos uma violação flagrante do cessar-fogo.

O gabinete de segurança de Israel aprovou uma extensão de quatro horas da trégua temporária na Faixa de Gaza, prolongando um cessar-fogo inicial de 12 horas até a meia-noite local (18h de Brasília), informou a televisão israelense neste sábado (26).

A rede de televisão de Israel "Channel 10" disse que a ampliação foi aprovada a menos de duas horas do fim do cessar-fogo temporário, e depois que o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, e outros líderes internacionais pediram um prolongamento da trégua.

Corpos retirados de escombros

Horas depois do início da pausa no conflito entre Israel e Hamas, mais de cem corpos foram retirados de escombros na Faixa de Gaza, segundo a agência France Presse. A informação é de um balanço divulgado por socorristas palestinos, que também acrescentaram que os corpos foram transportados para diferentes necrotérios e hospitais da região.

Os socorristas ainda anunciaram neste sábado que mais de mil palestinos, em sua maioria civis, morreram desde o início da ofensiva israelense na região.

Israel perdeu 37 soldados e dois civis. Um trabalhador tailandês também foi morto, segundo a agência Associated Press.

Trégua

Às 8h locais (2h de Brasília), começou uma trégua de 12 horas de duração na Faixa de Gaza. A pausa no conflito foi comunicada pelo secretário de estado americano, John Kerry, nesta sexta-feira (25), informou a agência de notícias Reuters e o jornal israelense "Haaretz".

Segundo o jornal, o objetivo é permitir que os palestinos busquem água e comida e que os hospitais sejam reabastecidos com medicamentos. O grupo palestino Hamas também aceitou a trégua.

O ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shukri, e o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, haviam pedido mais cedo a pausa nos confrontos entre Israel e o Hamas.

Bombardeio na madrugada

Antes do início da trégua, na madrugada deste sábado (26), pelo menos 12 pessoas, todas identificadas como civis, morreram em um bombardeio israelense sobre um edifício de três andares na cidade de Khan Yunes, no sul da Faixa de Gaza.

O Ministério da Saúde do território palestino informou em um comunicado que o incidente aconteceu antes do amanhecer, quando as forças aéreas israelenses atacaram um conjunto residencial da cidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet