Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

vitalidade

Militares, familiares e políticos dão último adeus ao coronel Meirelles

Foto: Lucas Bólico - OD

Último adeus ao Coronel Meirelles

Último adeus ao Coronel Meirelles

Familiares, amigos, políticos e militares comparecem ao velório do ex-prefeito de Cuiabá coronel José Meirelles para dar último adeus ao mineiro que chegou a Mato Grosso vindo de Carazinho (RS), comandou o 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), foi vice-prefeito e prefeito da capital e presidiu a Cemat, então estatal de energia no governo Carlos Bezerra (PMDB).


Morre José Meirelles, ex-prefeito e responsável pela abertura da BR-163

Com rara vitalidade, Meirelles se manteve ativo até os últimos dias de vida. “Ele produzia muito lia, escrevia. Mantinha um blog com o qual conversava com o mundo inteiro”, lembrou com serenidade durante o velório José Meirelles Filho, 60. “Até os 80 anos meu pai jogou peteca no Exército”, completou.

O ex-governador Frederico Campos, 85, também esteve presente no velório para a despedida. “Foi um administrador correto, exemplo de trabalho, honestidade, seriedade e humanidade. Merece todo o nosso respeito”, declarou.



Luiz Figueiredo, 70, conta que foi vizinho do coronel por anos e estreitou laços de amizade com o político neste período. “Ainda me lembro quando ele veio me contar que ia ser candidato a vice-prefeito de Cuiabá com Dante de Oliveira”, afirmou Figueiredo no velório.

“Não era cuiabano, mas se apaixonou por Cuiabá. Dele eu guardo a simplicidade e a esportividade, sempre preocupado com os problemas da cidade”, descreveu o vizinho. “Ele foi um exemplo de dignidade. Com ele, o que era correto era correto, ele foi assim na vida militar e civil”, completou Meirelles filho.

O coronel está sendo velado até às 15h na capela Orquídeas, no complexo Jardins. Ele deixa oito filhos, 19 netos e nove bisnetos, além da esposa Zumira Meirelles, de 89 anos.

Sem sentir a idade e com sonhos

Em seu blog, José Meirelles se apresentava como um mineiro de Conselheiro Lafaiate nascido em 1923, “mas sem sentir, absolutamente, a idade, ainda com muitos sonhos, muita alegria e muita vontade”.

Ele contava que criou o blog com a finalidade de abrir maiores espaços para divulgar as experiências de vida de natureza filosófico-espiritual-política e para criar ambiente de debate e participação.

Currículo

Na vida militar, foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e de Estado Maior do Exército.

Comandou o 2° Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Pindamonhangaba, Vale do Paraiba. No posto de Coronel comandou o 9º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Cuiabá, com a missão de implantar a rodovia de maior expressão de integração nacional, a BR 163 – Cuiabá/Santarém, no trecho da Amazônia Mato-Grossense.

Após a aposentadoria, Meirelles ingressou na vida civil. Foi Superintendente Regional da extinta LBA em Mato-Grosso. Participou ativamente do processo de colonização da região sob a influência da BR 163, na Amazônia.

Conviveu durante três anos com as comunidades periféricas de Cuiabá, organizando e fortalecendo os seus segmentos organizados, com o objetivo estratégico de transmitir às classes populares uma consciência crítica.

Como Presidente da Organização das Cooperativas do Estado, conheceu em profundidade o sistema cooperativo nacional e suas vantagens para a evolução das classes populares.

Como Secretário Municipal do Bem-Estar Social de Cuiabá, deu continuidade à filosofia política de organizar e desenvolvimento de comunidades carentes.

Finalmente, como prefeito de Cuiabá tentou implantar, em definitivo, sua filosofia política em busca de um novo paradigma para a cidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet