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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Monitoramento da Seduc aponta suspeitas de alunos 'fantasmas'; Número chega a seis mil

Monitoramento da Seduc aponta suspeitas de alunos 'fantasmas'; Número chega a seis mil
Monitoramento efetuado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) mostra que existem indícios de ‘alunos fantasmas’ no Estado.  O questionamento foi possível por meio de uma pesquisa já realizada em 120 unidades escolares das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Xavantina, Água Boa, Juara,  Matupá e Confresa. Só em Cuiabá e  Várzea Grande são quase duas mil matrículas sob suspeita. 


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“Em 30 unidades serão requeridas a instauração de Procedimento Administrativo”, explica o secretário adjunto de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação, Gilberto Fraga.

Segundo ele, em um dos casos monitorados, na cidade de Confresa onde há suspeita de dolo constatou-se que 400 alunos, de um total de mil matriculados, não estão comparecendo às aulas”, explicou.  Ele pondera que em razão das inconsistências apresentadas até o momento, a assessoria jurídica da Secretaria irá adotar as medidas cabíveis.

Diante das suspeitas quanto à inexistência de alunos, a Secretaria também irá acionar a Controladoria Geral do Estado, assim como Ministério Público Estadual e Federal.

Segundo Gilberto, o procedimento de monitoramento é uma rotina executada pelo órgão e todas as 750 unidades escolares serão submetidas ao procedimento.  No total, Mato Grosso possui cerca de 430 mil alunos matriculados.

Ele explica ainda que as matrículas dos alunos somente é confirmada no sistema da Seduc mediante a apresentação da documentação de cada aluno. Há casos diagnosticados em que houve a duplicação de um mesmo CPF, o que incide em uma duplicação. Ele reconhece que o sistema não emprega um filtro nesses casos. “Há ainda a possibilidade de que o aluno tenha sido enturmado de forma equivocada em duas turmas”.
O número de alunos nas unidades escolares define a lotação de professores, agentes e técnicos, bem como a destinação de recursos da verba de merenda escolar. 
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