Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Projeto atrasado

Museu do Rio será revitalizado para continuidade de obras do projeto 'Porto Cuiabá'

Foto: Divulgação

Museu do Rio será revitalizado para continuidade de obras do projeto 'Porto Cuiabá'
As obras de revitalização do Porto de Cuiabá deveriam ser entregues antes da Copa do Mundo de 2014, que aconteceu em junho na capital mato-grossense. Porém, o projeto do prefeito Mauro Mendes (PSB) pouco avançou e as melhorias ainda não foram sentidas pela população da região. Em busca de acelerar a construção, a Prefeitura de Cuiabá vai revitalizar o Museu do Rio “Hid Alfredo Scaff”, através de concessão à iniciativa privada.


Veja mais:
Prefeitura quer entregar parte da revitalização do Porto até o fim do ano
Casarões serão desapropriados para continuidade do Projeto Porto Cuiabá

 
A licitação está marcada para o próximo dia 10 de outubro e será realizada às 9h, no auditório da Prefeitura de Cuiabá, localizado no subsolo. Uma empresa especializada na área de engenharia será contemplada pela concessão. As obras deverão custar em torno de R$ 477 mil e os recursos são oriundos do Ministério do Turismo. Os trabalhos devem ser iniciados ainda este ano.
 
“Há muito tempo o Museu do Rio espera por uma reestruturação. Essas mudanças vão dar novos ares para o local, além de valorizá-lo ainda mais. Esta obra faz parte das transformações realizadas na região do Porto, com o projeto Porto Cuiabá, e é natural que este ponto turístico também seja aprimorado”, conta o secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício.
 
O trabalho de adequação do local visa dar continuidade ao projeto que já deveria estar pronto: “Precisamos de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) bem organizado, em um local apropriado e a concessão também engloba a construção desse espaço dentro do museu. E por se tratar do ponto turístico mais visitado em nossa Capital, é essencial que tenhamos um centro estruturalmente apto para atender a população, visitantes e turistas em geral”, conclui o secretário.
 
Orçado em R$ 28 milhões, o projeto Porto-Cuiabá compreenderá intervenções num trecho de 1.350 metros, para que seja realizada a reintegração do Rio Cuiabá ao convívio da população, resgatando e valorizando o patrimônio histórico e cultural presente na região. Além disso, o plano propõe a oferta de um novo ponto turístico e de lazer para cuiabanos e turistas, com oferta de gastronomia, bares, além de espaços para a prática de esportes.

O projeto
 
O projeto Porto Cuiabá prevê a requalificação de um trecho de 1,3 quilômetros, entre as pontes Júlio Muller e Nova. Ao longo da orla, será construída uma via paralela à Beira-Rio, com calçadão de 12 metros de largura com praças, centro de entretenimento, bares, píer, rampas para acessibilidade, quiosques padronizados, aquário, entre outras atrações.
 
O projeto visa contemplar lazer, esporte, patrimônio histórico e a cultura cuiabana com uma readequação urbana da região do Porto promovendo a reintegração do rio ao convívio social. A ideia é transformar a região do Porto no principal centro de entretenimento para a população cuiabana e aos visitantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet