Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Mutirão de limpeza urbana e combate a dengue começa na segunda-feira (07), no Jardim Alvorada

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia na próxima semana um grande mutirão de limpeza urbana e combate a dengue. A iniciativa é resultado da união de esforços das secretarias municipais de Saúde, Infraestrutura e Obras, Meio Ambiente e Planejamento, Gestão e Orçamento e tem como objetivo eliminar todos os focos do mosquito transmissor da dengue.


A campanha “Cidade Limpa”, como é chamada, começa na segunda-feira (07) pelo bairro Jardim Alvorada e a previsão é até quinta-feira (10), passar pelos bairros Jardim das Palmeiras, Veneza, Cerrado, Parque das Américas (antigo Venturini), Parque das Araras (antigo Mafini), Imperial, Ventura, Amazonas, Primaveras, Rio Verde e Cidade Nova.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Dirceu Cosma explica que cada morador é responsável pela limpeza do quintal e por levar os entulhos até as caçambas, que estarão espalhadas em pontos estratégicos dos bairros.

No caso de móveis velhos e outros tipos de entulho, a orientação é deixar na calçada da rua, que o caminhão da prefeitura irá recolher. Além das equipes de coleta dos materiais, os agentes de endemias estarão nas ruas conscientizando a população sobre a importância de manter o quintal limpo e evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Em conjunto com o mutirão de limpeza, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, irá notificar todos os proprietários de terrenos baldios a limparem os lotes. O secretário Ildo Romancini explica que será colocada uma placa em cada terreno, determinando o prazo para que o local seja limpo.

Caso o proprietário não o faça, Prefeitura fará a limpeza do lote e cobrará pelo serviço. Em um terreno de aproximadamente 500 metros quadrados serão cobrados R$ 237 pela limpeza e R$ 378, de multa. “A nossa intenção não é arrecadar dinheiro com o serviço, mas sim, incentivar a população a cuidar dos lotes.”

O secretário municipal de Saúde, Márcio Pandolfi explica que a união de esforços entre poder público e população é necessária para combater a proliferação da dengue. “Se não houver o envolvimento da população limpando os quintais e evitando o acúmulo de água parada, a gente não vai conseguir reduzir os números.”

Dados da Vigilância em Saúde revelam que o município fechou o ano de 2012, com 1.053 notificações, 415 casos confirmados, 488 descartados e 150, aguardando o resultado. Os números são alarmantes se comparados aos resultados de 2011, quando o município fechou o ano com apenas 144 notificações e 35 casos confirmados.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Bárbara Marconi, suspeita-se que o aumento no número de casos de dengue em todo Estado de Mato Grosso esteja relacionado a entrada de um novo tipo de vírus, o tipo quatro, no qual toda a população ainda está exposta.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet