Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DE VOLTA À CENA

Néviton Moraes assume vaga na Câmara em substituição a Clovito e PTB volta a ter maior bancada

Foto: Walter Machado / Câmara de Cuiabá

Néviton Moraes foi vereador na legislatura passada e ficou na primeira suplência do PTB, em 2012

Néviton Moraes foi vereador na legislatura passada e ficou na primeira suplência do PTB, em 2012

Ainda dependendo de tramites burocráticos, o Professor Néviton Fagundes Moraes (PTB) deve tomar posse na Câmara de Cuiabá, durante sessão ordinária da noite desta quinta-feira (28), em substituição ao vereador Clovito Hugueney (SD), morto no último domingo (24). O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), não confirmou a data da posse para a reportagem do Olhar Direto, alegando necessidade de cumprir formalidades  legais, como declaração de vacância do cargo e convocação do suplente, entre outros.

 
Leia também:
“Eu não queria assumir desta forma”, afirma Néviton Moraes, suplente de Clovito na Câmara de Cuiabá

Com o novo integrante, o PTB volta a ter a maior bancada individual, com quatro membros no Poder Legislativo: além Néviton Moraes e Pinheiro, também fazem parte os vereadores Dilemário Alencar e Leonardo Oliveira, líder do Executivo na Câmara.

Todavia, Pinheiro confirmou que a tendência é de que dar posse ao vereador “nas próximas sessões”, com possibilidade real de ser inclusive nesta quinta-feira.
 
Como chegou a ocupar a cadeira de vereador em 2013, justamente por causa de licença do próprio Clovito para tratamento de saúde, Professor Néviton não precisará reapresentar a documentação exigida – documentos pessoais, diploma do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e declaração de bens, entre outros. Ele e Clovito disputaram  as eleições de 2012 pelo PTB, incentivados pelo então prefeito Francisco Galindo Filho, presidente regional do PTB.
 
Néviton Moraes foi vereador na legislatura passada (2009-12) e por pouco  não conseguiu se reeleger – faltaram 16 votos. Clovido Hugueney deixou o PTB e se filiou ao Paritdo Solidariedade (SD), em 2013.
 
Luto oficial
 
Clovito morreu na tarde do último domingo (24), em decorrência de  septicemia – infecção generalizada grave, aos 52 anos. Ele possuía um histórico de saúde fragilizada e ficou internado por quatro dias, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Jardim Cuiabá.
 
Durante a internação, permaneceu sob coma induzido, teve uma parada respiratória e passou por uma sessão de diálise, por conta de problemas renais, que não produziu efeitos.  Júlio Pinheiro decretou luto oficial por três dias, que se encerra nesta quarta-feira (26).


 
Limpeza de pauta

A Câmara de Cuiabá realiza nesta quarta-feira (27), a partir das 9 horas, sessão ordinária para limpeza de pauta, prevista no Regimento Interno, para “todas as últimas quartas-feiras de cada mês”. A ideia é de que  os projetos em tramitação na Casa de Leis não fiquem acumulados.

Durante a sessão desta quarta (27) também será feita uma homenagem aos 25 anos do jornal A Gazeta, o maior de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet