Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

MISSÃO TUCANA

Nilson Leitão consolida posição de ‘atacante’ no PSDB no Congresso e assume ponta de lança contra o governo Dilma

Foto: Humberto Frederico / Assessoria

Nilson Leitão questiona o Ministério  sobre denúncias de desvio de dinheiro no Programa   da Agricultura Familiar

Nilson Leitão questiona o Ministério sobre denúncias de desvio de dinheiro no Programa da Agricultura Familiar

Considerado um dos principais responsáveis por manter vivo os tucanos de Mato Grosso, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) se articula para cumprir a missão que lhe foi conferida pela Executiva Nacional: ser um dos líderes da oposição ao governo Dilma Rousseff (PT), no Congresso Nacional. “Não se trata de fazer oposição por oposição. É obrigação constitucional do Poder Legislativo fiscalizar o Executivo”, pontuou ele, antes mesmo de iniciar o seu novo mandato.    


E é por isso que Leitão foi um dos mais ácidos críticos na cobrança de esclarecimentos sobre a fraude no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ele bombardeou o ministro Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário.
 
Leia mais:
Silval Barbosa assegura que não foi conivente com atrasos do VLT e que Procuradoria Geral irá se manifestar nos autos
 
O regional do PSDB lembrou que a Polícia Federal investiga o desvio de 79 milhões de reais de agricultores familiares beneficiários do Pronaf, no Rio Grande do Sul. Informações veiculadas pela imprensa denunciam que pequenos agricultores foram envolvidos em dívidas que não assumiram.

Nilson Leitão argumentou o povo brasileiro é quem perde com essas denúncias e é preciso deixar muito claro a indignação com os recorrentes casos. “O PT tem que assumir que ganharam nas urnas mais sob fortes denúncias de corrupção em várias áreas, além do uso da máquina pública. Se isso ocorresse nos município, prefeitos não tomariam posse. Se acontecesse no estado, o governador não toma posse. Mas a presidência da república ficou acima do bem e do mal!”, argumentou ele.
 
“Por isso a oposição faz seu papel: em nome dos brasileiros, em nome da constituição, em nome da ética e da cidadania. Só pelas notícias do jornal o ministério deveria ter aberto uma grande investigação interna, deveria ter demitido aqueles que foram intransigentes”, avaliou Leitão.
 
O ministro declarou que as irregularidades em relação ao Pronaf não foram confirmadas e que é preciso muita cautela antes de fazer uma denúncia desse porte. Ele ainda defendeu que deve haver uma rigorosa análise das alegações, obtendo provas suficientes e demais necessidades que comprovem a veracidade da denúncia.
 
“A análise dessas eventuais denúncias estão sendo feitas. Estamos permanentemente aperfeiçoando a qualidade operacional desse programa, para que ele possa cada vez mais ser expandido”, defendeu Rossetto.
 
Rossetto disse apenas que a investigação corre pela PF e que a pasta já descredenciou a entidade sob suspeita.
 
Do ponto de vista político, a reportagem do Olhar Direto apurou que Nilson Leitão entende que todo o programa está comprometido. Ele disse ao ministro que a convocação é a ferramenta para dar início às investigações e que os produtores não podem seguir sendo enganados.
 
“Mesmo que não deva nada, quem está no comando deveria ser o primeiro a gritar contrário e dizer ‘quero sim ver os resultados da investigação’. Ela é necessária pois não é só o desvio de dinheiro, mas sim o desvio da conduta, da moral e da ética. É covardia demais com um povo que passa dificuldade e procura ajuda no programa”, completou Leitão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet