Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Nível de Hidrelétrica de Ilha Solteira permanece 8,5 m abaixo do normal

O período de chuvas está para terminar. Dos mais de 8 metros de água que alguns dos principais rios da região noroeste paulista perderam no ano passado, apenas um metro foi recuperado. A situação é melhor do que no fim da estiagem, mas como o tempo agora só tende a ficar mais seco, a preocupação volta à tona. Autoridades, especialistas em produção energética, pescadores e segmento do turismo não sabem qual vai ser o futuro do nível dos reservatórios.


A chuva deste início de ano não foi suficiente pra amenizar uma das estiagens mais severas da região sudeste do país. O nível do rio Paraná, que fica entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, continua reduzido. A régua de marcação da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira (SP) está 8,5 metros abaixo do volume normal.

E é preciso muita água para gerar energia elétrica. Por segundo, quatro milhões de litros acionam gigantescas turbinas que vão gerar energia para todo o Brasil. Quem cuida dessa distribuição é o Operador Nacional do Sistema, que já informou que a usina está operando na capacidade mínima.

Situação que preocupa a cidade de Ilha Solteira. Menos geração de energia significa queda na arrecadação do ICMS, Imposto Sobre Mercadorias e Circulação de Serviços. Segundo o prefeito da cidade, por enquanto, não houve alteração na renda do município, mas as consequências vão chegar. “Apesar da produção de energia ter reduzido, houve aumento no valor, então houve uma compensação em termos da venda da energia aqui na usina. Agora há uma grande incerteza, se realmente não chover, aí sim, nós teremos uma queda muito maior na produção de energia”, diz o prefeito Bento Carlos Sgarboza.

De imediato, as consequências do clima podem ser vistas no turismo e consequentemente no comércio da cidade. A prainha de Ilha Solteira, umas das mais frequentadas da região, está há um bom tempo sem visitantes. As margens do rio Paraná já recuaram cerca de 100 metros, um cenário que espantado muitos turistas. Segundo a prefeitura o, movimento já caiu 70% nos últimos meses.

O dono de uma lanchonete, Jose Aparecido Trevisoli, está há 20 anos às margens da prainha e conta que nunca ficou com as mesas vazias num fim de tarde. “Estamos assustados, antigamente era cheio de turistas agora acabou tudo, o movimento caiu uns 80%”,

Situação difícil também para quem sobrevive da pesca e preocupa a todos. Desde 81 que pescamos neste rio, ficou bem crítico, desta vez, bem preocupante. Acho que isso pode vir a prejudicar muito mais ainda", desabafa o pescador Gerson Pereira da Silva

Os reservatórios das outras usinas hidrelétricas da região noroeste paulista tiveram uma alta bem melhor que o de Ilha Solteira. O de Água Vermelha teve 66% de melhora, entre fevereiro e março. A diferença do nível de Marimbondo é de 63%, de um mês para outro. Mesmo assim, os dois continuam abaixo do nível esperado para a época.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet