Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Novo robô revela imagens do interior de reator nuclear de Fukushima

Novo robô revela imagens do interior de reator nuclear de Fukushima

Nível de radiação do local estava menos de um décimo do esperado.

Robôs ajudam no processo de retirada do combustível fundido no reator.

Um robô enviado ao reator 1 da usina nuclear de Fukushima fez novas imagens do interior do local, com o objetivo de ajudar os técnicos da Tokyo Eletric Power (Tepco) no processo de retirada do combustível fundido dentro do reator. A empresa divulgou o vídeo registrado pelo robô em sua página no Facebook.

As novas imagens foram registradas por um segundo robô enviado ao interior do reator. O primeiro robô foi enviado no dia 10 de abril, mas parou de funcionar cinco horas depois de entrar no local, após completar apenas uma parte de sua missão. A empresa também divulgou as imagens registradas por este aparelho.

Os equipamentos foram desenhados para explorar o reator porque seu interior continua perigoso para os trabalhadores entrarem em segurança. Há obstáculos desconhecidos causados por danos do acidente nuclear, quando a usina foi atingida por um tsunami em março de 2011.

O novo aparelho detectou que a radiação do local estava menos de um décimo do esperado. Isso significa que o segundo robô pode continuar dentro do reator por mais dois ou três dias. Inicialmente foi planejado que o equipamento ficasse por 10 horas.

Além disso, detectou-se que a temperatura interior é mais baixa do que a considerada normal, o que indica a eficiência dos sistemas de resfriamento.

Também foi indicado que não há obstáculos para entrar na parte inferior do reator, onde espera-se encontrar o combustível nuclear. Acredita-se que o combustível tenha caído no fundo do reator, provavelmente no chão do vaso de contenção primária. De acordo com a Tepco, um entendimento claro do local e da condição deste material é essencial para o desenvolvimento de um plano para retirá-lo.

A retirada do combustível nuclear é a operação mais complexa e delicada do longo processo para desmantelar a usina, um trabalho que pode durar até 40 anos.


 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet