Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Zika

Número de casos suspeitos de microcefalia sobe para 147 em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Número de casos suspeitos de microcefalia sobe para 147 em Mato Grosso
Distribuídos em 52 municípios, sobem para 147 os casos suspeitos de microcefalia notificados em Mato Grosso.  De acordo com boletim da Vigilância em Saúde, do total, 110 casos estão em investigação, entre eles está a notificação de dois óbitos, e 37 casos foram descartados.


O Estudo, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), aponta que as cidades com maior número ocorrências são Rondonópolis com 69 e Cáceres com 12 casos. Os outros registros foram em Cuiabá (5), Mirassol D’oeste, Alto Garças, Itiquira, Pedra Preta, São José do Povo, Glória D’oeste e Salto do Céu , com dois cada um. Alto Araguaia, Jaciara, Jauru, Peixoto de Azevedo, Tesouro, Sapezal, Lambari D’oeste, Rio Branco e Juara também informaram sobre a possibilidade da doença.

Leia mais:
Cidades em situação de emergência acumulam prejuízos de R$ 7,4 milhões

Com relação aos 37 casos descartados a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, explica que o descarte é feito após uma reavaliação do perímetro cefálico. “Todos esses casos só foram descartados após uma reavaliação do perímetro cefálico do recém-nascido, realizada pelo pediatra que acompanha a criança”. Ela informa ainda que os casos descartados são do município de Cáceres (36 casos) e Pontes e Lacerda (01).

No Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia, do Ministério da Saúde, é explicado que o resultado da medição do perímetro cefálico de um recém-nascido para caracterização de um caso suspeito de microcefalia precisa ser de 32,0 cm. A medida igual ou inferior a esse valor será considerada para notificação do caso suspeito de microcefalia.

“A notificação dos casos suspeitos de microcefalia deve ser realizada de forma precoce, adequada e oportuna, principalmente por causa da relação da doença com o vírus Zika. Essa notificação é fundamental para desencadear o processo de investigação e subsidiar as ações de atenção à saúde”, destaca Flávia.

Zika vírus

Em novembro de 2015, o Ministério da Saúde emitiu nota confirmando a relação entre o zika vírus e a microcefalia, após a realização de exames pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Os exames foram realizados no sangue e em tecidos de um bebê do Ceará com microcefalia e demais malformações congênitas, que indicaram a presença do vírus.

A Ses informa que o zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a chikungunya. Portanto, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito são os mesmos tomados antes, mas que devem ser intensificados, principalmente no período de chuvas.

Todas as referências que atendem o Sistema Único de Saúde estão orientadas a receber os pacientes para o acompanhamento neurológico. O Ministério da Saúde orienta as gestantes que mantenham o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico. O ministério reforça ainda a orientação de não consumir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem prescrição médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.

É importante também que as gestantes adotem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, não só em suas residências, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet