Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

VIOLÊNCIA SEM FIM

Número de execuções aumenta em 100% na cidade de Várzea Grande

Foto: Priscilla Silva /Olhar Direto

Número de execuções aumenta em 100% na cidade de Várzea Grande
A segunda maior cidade do Estado,  Várzea Grande, registra um aumento em 100% no número de homicídios.  Foram 26 assassinatos em 2013, sendo  10 em Várzea Grande. No mesmo mês deste ano, foram 20 mortes na segunda maior cidade do Estado. As informações são da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em fevereiro, a Polícia Civil registrou a chacina de cinco pessoas no bairro São Mateus e ainda a execução com cinco tiros de um major aposentado da Polícia Militar, Claudemir Gaspareto, no bairro Planalto Ipiranga, também na cidade.


Leia mais: Cerca de 25 armas são apreendidas no primeiro trimestre deste ano
Vendedor mata adolescente com facada no coração e telefona ao Ciosp contando do crime


Já no mês de março, a cidade já registrou quatro execuções na cidade, respectivamente nos bairros Parque Sábia, na região da Grande Cristo Rei e Jardim Itororó. No total geral, março já registra dez homicídios em Cuiabá.

Aos finais de semana, conforme o delegado Sillas Caldeira, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) os índices apresentam aumento exponencial considerando o excesso de consumo de bebidas alcóolicas. “Associa-se o consumo de bebidas e pessoas que se tornam mais violentas em razão do uso de drogas”. Ele ainda cita que um percentual grande (chegando a 80%) do número de vítimas já possui algum histórico criminal. 

"As vezes mesmo que o policiamento seja reforçado em uma determinada área, ainda assim, esse tipo de crime pode ocorrer". Questionado sobre as motivações e se os crime de vingança são comuns, ele frisa que a estatística é bastante diluída (considerando que o fechamento dos dados é feito semestralmente),mas que há um percentual considerável em razão do envolvimento com drogas".

Ele pondera que a principal ferramenta para diminuir os índices de criminalidade é o de orientação. “O trabalho preventivo, a orientação são fundamentais”. No entanto, avalia que não há uma fórmula com total eficácia para garantir que um crime contra a vida ocorra. É diferente do trabalho que se realiza, por exemplo, para combater os crimes contra o patrimônio".

Sillas cita ainda que a unidade possui instaurados cerca de 750 inquéritos policiais distribuídos em 5 cartórios e que as equipes trabalham diuturnamente para a elucidação dos casos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet