Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

3.9º

Observatório Sismológico da UnB confirma tremor de terra nesta segunda em MT

Conforme os dados repassados, o evento atingiu magnitude de 3.9 graus da escala Richter. O epicentro, segundo o observatório, ocorreu por volta das 4h12 da madrugada, no horário de Brasília (3h12 de Mato Grosso), e teve duração de aproximadamente 60 segundos.

Foto: Reprodução UnB

Epicentro foi a cerca de 20 quilômetros de Tabaporã, na região Norte de Mato Grosso

Epicentro foi a cerca de 20 quilômetros de Tabaporã, na região Norte de Mato Grosso

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou, nesta segunda-feira, que a estação sismológica no município de Porto dos Gaúchos captou um tremor de terra, próximo a Tabaporã (600 km ao Norte de Cuiabá), nesta segunda-feira de madrugada.

 
Conforme os dados repassados, o evento atingiu magnitude de 3.9 graus da escala Richter. O epicentro, segundo o observatório, ocorreu a cerca de 20 quilômetros da cidade, por volta das 4h14 da madrugada, no horário de Brasília, e teve duração de aproximadamente 60 segundos. (Veja os dados técnicos aqui)
 
Alguns moradores de Tabaporã relataram à imprensa local que sentiram a terra tremer durante a madrugada e imaginaram que se tratava de um abalo sísmico, já que na região ocorrem eventos dessa natureza cerca de cinco a seis vezes ao ano.

Registro do abalo feito pelo Observatório Sismico da UnB
 Registro do abalo feito pela estação sismológica de Porto dos Gaúchos (Reprodução UnB)
 
Em 1955 ocorreu naquela região o maior tremor de terra já registrado no Brasil, de 6.2 graus na escala Richter. Outro evento, em 1998, foi o décimo mais intenso do país. Geólogos estudam o que está gerando a movimentação da falha geológica. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet