Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política BR

Oposição promete obstruir sessão do Congresso para votação de vetos

Os partidos de oposição na Câmara e no Senado vão obstruir a sessão do Congresso Nacional, marcada para a noite de hoje, a fim de apreciar vetos presidenciais a projetos de lei. Segundo o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), a obstrução é para pressionar pela votação do veto ao reajuste de 6,5% da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). 


“Vamos obstruir porque houve claramente manobra do governo para impedir a votação desta proposta”, disse Mendonça. Segundo ele, esse veto começa a trancar a pauta amanhã (4) e, por isso, o governo fez uma manobra para apreciar hoje os outros vetos e até mesmo tentar votar o Orçamento Geral da União deste ano. O líder disse que na semana passada foi anunciada sessão do Congresso para esta quarta-feira, o que obrigaria a votação do veto do IRPF, já que ele passa a trancar a pauta a partir de amanhã. 

“É injustificável que a presidenta Dilma, que assumiu o compromisso público que corrigiria a tabela do imposto, não tenha até agora assegurado a correção sequer de 4,5% e cria todos os obstáculos para a apreciação do veto que garante a correção em 6,5%”, disse o líder. Na pauta de hoje do Congresso constam a apreciação de projeto de resolução para mudar as regras de análises dos vetos, a apreciação de quatro vetos e também a votação da Lei Orçamentária Anual para este ano. 

Enquanto a oposição promete obstruir a sessão, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que a prioridade do governo hoje é apreciar os vetos e o Orçamento da União deste ano. “Temos de votar os vetos e o Orçamento, esta é a tarefa do Congresso”. 

De acordo com o líder governista, a pauta de votações de hoje da Câmara será “leve, sem matérias polêmicas”, já que à noite tem sessão do Congresso. “A prioridade hoje é a sessão do Congresso. É fundamental votar o Orçamento hoje à noite para o país ter tranquilidade e, a partir dai, começar a liberar os recursos para as grandes obras”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet