Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

tráfico de drogas

Organização usa casa de câmbio para lavar dinheiro do tráfico; nove são presos

Foto: Divulgação PJC

Organização usa casa de câmbio para lavar dinheiro do tráfico; nove são presos
Nove pessoas foram presas por crime de tráfico de drogas em Cuiabá, durante operação ‘Travessia', desencadeada pela Polícia Civil na manhã de hoje (2). No total, foram expedidos 23 mandados de busca e apreensão pela 9ª Vara Criminal de Cuiabá. No total, foram decretados 11 mandados de prisão preventiva e 12 ordens de busca e apreensão. O esquema contava com empresas de turismo e lava-jatos para lavagem de dinheiro, de acordo com informações da assessoria da Polícia Civil.


Leia Mais
Sem reagir a assalto, comerciante de 58 anos é morto ao entregar carteira

Segundo a delegada Alana Derlene Cardoso, titular da unidade, as investigações tiveram início em abril deste ano com a prisão de Moacir dos Santos Almeida foi detido em flagrante pela Polícia Militar, em um lava-jato no bairro Tijucal, com cerca de 300 gramas de pasta-base de cocaína.

A partir da prisão, a polícia constatou que Moacir trabalhava para Eduardo Juliano dos Santos Bravo, conhecido por “Dudu”, que atualmente está detido no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), onde cumpre pena por tráfico de drogas após ser preso na operação “Abadom” desencadeada pela DRE, no ano passado.

Na ocasião, a polícia constatou que Eduardo havia aumentando seu poder econômico e passou a comandar o esquema de remessa de droga também para outros estados, usando pessoas que estão em liberdade para gerenciar o comércio ilegal.

Conforme a delegada Alana, no final de junho deste ano, a DRE efetuou a prisão em flagrante de Maria Cristina Gama, 57 anos, com 22 quilos de pasta-base de cocaína, ficando comprovado que a mulher junto com Moacir gerenciavam o tráfico para Eduardo, que tem ligação com outros suspeitos que estão sendo investigados por exercer a função de funcionário ou mula. A droga estava dentro de uma mala encontrada em no quarto da casa da suspeito, no bairro Residencial Paiaguás, em Cuiabá.

Ainda conforme a assessoria da Polícia Civil,  também se identificou um esquema de lavagem de dinheiro, através de uma casa de câmbio e empresa de turismo  localizada na rua Comandante Costa, no centro de Cuiabá, que foi alvo de um dos mandados de busca e apreensão cumpridos nesta manhã.

"Logo no início na operação pegamos mensagem de texto entre Eduardo e um cliente do Nordeste e ele orientava a pagar através dessa empresa. A questão da lavagem de dinheiro temos que apurar ainda. O fato é que a gente tem bem clara uma situação bem clara de remessa 25 kg de drogas para o estado do Pernambuco", destacou a delegada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet