Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

infidelidade eleitoral

PDT cria norma para impugnar candidatura e cassar dissidentes

Foto: Lucas Bólico/OD

Mauro mendes (PTB), Pedro taques (PDT) e Blairo Maggi ( PR), durante convenção do PSB em Cuiabá

Mauro mendes (PTB), Pedro taques (PDT) e Blairo Maggi ( PR), durante convenção do PSB em Cuiabá

A Comissão Provisória do Diretório do PDT de Cuiabá criou normas para guiar a conduta eleitoral dos candidatos a vereador da sigla que insistirem em apoiar outro candidato a prefeito que não seja Mauro Mendes (PSB), concorrente cujo o partido apoia. 



A informação é do presidente da comissão, médico Kamil Fares. A reunião foi realizada nesta segunda-feira, conforme o presidente havia adiantado, diante da reportagem de domingo do Olhar Direto, que apontava rebeldia de vereadores em apoiar os candidatos a prefeito Guilherme Maluf (PSDB) e Carlos Brito (PSD). Kamil e Maluf confirmaram a traição.

"Tivemos reunião com advogados e eles vão criar norma baseado no modelo do PDT para quem for identificado, inclusive com possbilidade de cassar registro de candidato e mandato", diz Kamil. Ele esclareceu que todos os candidatos a vereador serão informados da norma.

"Se for identificado que o candidato a vereador apoia outro candidato a prefeito que não seja da coligação, haverá possibilidade de exclusão e cassação do cargo. Podemos cassar a candidatura dele, se ele tiver fazendo campanha para outro candidato", reforça Kamil.

Ele diz que os advogados da sigla irão formatar o documento para que os candidatos a vereador sejam ciente da conduta aguardada pelo partido e pelas lideranças.

O PDT registrou 37 candidatos a vereador e de acordo com o presidente da Comissão Provisória, "o pessoal que tem experiência acha que elege uns quatro candidatos" para a Câmara de Cuiabá. 

Entenda o caso

Fontes do Olhar Direto relataram à reportagem que uma parte de vereadores do PDT estariam interessados em apoiar Guilherme Maluf (PSDB) e Carlos Brito (PSD) e não Mauro Mendes (PSB), com quem os pedetistas estão coligados.    

"A informação que tenho é que tem um vereador que pede voto para o Maluf", informou Kamil no domingo. "Fui procurado por alguns candidatos a vereador, não só desse partido, mas de outros. Uns dois ou três", revelou Maluf no mesmo dia sobre candidatos do PDT querer apoiá-lo.

No domingo, Kamil foi consultado e antecipou que faria reunião nesta segunda-feira para contornar o caso dos rebeldes e tirar uma solução para a situação.

Brito tem amizade antiga no PDT, desde quando o ex-prefeito e ex-governador Dante de Oliveira foi eleito pelo partido. O atual candidato do PSD, na reeleição de deputado estadual em 2006, foi um dos nove mais votados para a Assembleia Legislativa pelo PDT, com cerca de 32 mil votos.

Mas, Brito perdeu a vaga para o empresário Otaviano Pivetta, candidato a vice-governador na chapa de Mauro Mendes, quando ele concorreu e perdeu a eleição para governador em 2010 para o governador Silval Barbosa (PMDB). Pivetta disputa a prefeitura de Lucas do Rio Verde nesta eleição.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet