Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Operação Hygea

PMDB é vampiro pior que os sanguessugas, afirma Avelar

09 Mai 2010 - 10:38

Da Redação - Marcos Coutinho e Lucas Bólico

Foto: Reprodução

PMDB é vampiro pior que os sanguessugas, afirma Avelar
O procurador as Republica Mário Lúcio Avelar se diz horrorizado com os dados levantados pela Operação Hygea. Em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, Avelar afirmou que os desvios na Fundação Nacional da Saúde (Funasa) são piores que os do escândalo dos “sanguessugas”, ou “máfia das ambulâncias”, que eclodiu em 2006, com a descoberta de um esquema de desvio de verbas destinadas à compra de ambulâncias.


“O PMDB é um vampiro, que na minha avaliação, é pior que os ‘sanguessugas’. Confesso que estou escandalizado”, declarou, com base nos dados da operação deflagrada pela Polícia Federal no início do mês de abril.

Na avaliação do procurador da República, alguns líderes do PMDB se acomodaram na Funasa para sugar os recursos da saúde indígena e desviá-los para bancar política partidária.

O secretário geral do PMDB, Rafael Bastos, o tesoureiro regional Carlos Miranda , e Jose Luís Bezerra, sobrinho do deputado federal Carlos Bezerra, estão na lista de presos da Operação Hygea, que apurou os crimes de formação de quadrilha, estelionato, fraude em licitações, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, peculato, corrupção ativa e passiva, prevaricação .


A Controladoria Geral da União (CGU) já comprovou por meio de auditorias preliminares o desvio de esquemas que resultaram um prejuízo efetivo aos cofres públicos de cerca de R$ 51,127 milhões em obras e serviços pagos e não executados. Entretanto, o valor total dos prejuízos pode ultrapassar os R$ 200 milhões.


As investigações identificaram a existência de três núcleos criminosos distintos e independentes - hierarquicamente estruturados - voltados ao desvio e apropriação de recursos públicos federais, que se comunicam através de um núcleo empresarial comum, beneficiado direta e indiretamente dos recursos financeiros produzidos com a prática dos delitos.

Atualizada às 12h12.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet