Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

recursos federais

Para Bezerra, falta de alinhamento de Taques com Governo Federal pode prejudicar MT

Foto: Danilo Bezerra/ Olhar Direto

Para Bezerra, falta de alinhamento de Taques com Governo Federal pode prejudicar MT
O presidente regional do PMDB e deputado federal Carlos Bezerra avaliou que a falta de alinhamento político do governo Pedro Taques (PDT) com a Presidência da República pode prejudicar Mato Grosso. Isso porque a maior parte dos recursos que o estado arrecada acaba indo para a União, que distribui investimentos conforme a vontade política.


“Precisamos de investimentos grandes, de bilhões de reais, e o estado não tem condições sem apoio do Governo Federal. Aí o alinhamento é fundamental para que o estado possa obter recursos para investir em infraestrutura em áreas importantes”, afirmou o parlamentar, que apoiou o candidato derrotado para o Governo do Estado Lúdio Cabral (PT).

Leia mais:
Lupi afirma que PDT está se afastando de Dilma e vê em Taques potencial presidenciável

Para Bezerra, o alinhamento do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) com o Governo Federal ajudou a trazer investimentos bilionários em infraestrutura para Mato Grosso – ainda que grande parte das obras esteja inacabada. “Alinhamento político é fundamental, pois um estado como MT não sobrevive sem apoio do Governo Federal. Enquanto não houver a reforma tributária do Brasil, vai continuar assim. Todos dependem do Governo Federal. Os recursos estão centralizados em Brasília, todo mundo sabe disso. O estado mal tem recursos para pagar folha”, observou.

Outro agravante para Mato Grosso é o fato de toda a sua produção agrícola voltada para exportação ser desonerada de Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços (ICMS), em função da Lei Kandir, o que representa pelo menos R$ 1 bilhão a menos por ano nos cofres estaduais. O Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX) compensa apenas parte dessa perda – isso quando é pago, já que o valor referente a 2014 não tem previsão de ser repassado. Para este ano, são previstos R$ 450 milhões.

Fim da fila 

Pedro Taques tem atuado como oposicionista à presidente Dilma Rousseff (PT) desde que assumiu como senador, em 2011, e continua defendendo o rompimento do seu partido com o governo petista e a entrega do Ministério do Trabalho, hoje comandado pelo PDT. Essa oposição contundente, de acordo com Bezerra, pode colocar Mato Grosso no final da fila de prioridades do Governo Federal, que já enfrenta uma grave crise econômica.

“A União está com dificuldades enormes. Quase todos os setores do governo federal não têm recursos para pagar o que tem para pagar. O governo até fatiou a compensação da Lei Kandir para pagar durante o ano. O Silval lutou para receber esse dinheiro no ano passado e não recebeu. Se você não demanda direitinho, não evolui, não faz uma conversação adequada, você vai ficando para trás”, concluiu. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet