Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DE PORTA EM PORTA

Pedro Taques apresenta “credenciais” em Brasília, conquista bancada e avança em logística

Foto: José Medeiros / Secom-MT

Pedro Taques apresenta “credenciais” em Brasília, conquista bancada e avança em logística
Para quem sentia pouco à vontade para conviver  no xadrez político tradicional, o governador José Pedro Taques (PDT) demonstrou rara desenvoltura na sua primeira viagem institucional a Brasília, como chefe do Poder Executivo. Tanto no Congresso Nacional quanto na Esplanada dos Ministérios e Palácio do Planalto. Conseguiu marcar pontos importantes com manifestações de apoio e formatar investimentos na logística em transporte.

 
Leia também:
Até deputados da oposição ocupam tribuna da Assembleia para defender Paulo Taques; palavrões são retirados de ata da sessão

Independente dos interesses difusos, o governador unificou a bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional – meta inusitada para os últimos anos. Conseguiu fazer com que os deputados e senadores ouvissem por mais de duas horas os secretários Paulo Ricardo Brustolin (Fazenda), Marcelo Duarte (Infraestrutura), Ana Peterlini (Meio Ambiente) e Marco Aurélio Marrafon (Planejamento). Pelo jeito, ouviram, tiraram dúvidas e compreenderam a gravidade do momento.
 
Ainda no âmbito do Poder Legislativo, na manhã desta quinta-feira (12), Taques tomou café da manhã com os senadores do partido de Leonel Brizola. Entre os pesos-pesados do PDT, os senadores Cristovão Buarque (DF), José Antônio Reguffe (DF) e Acir Guargacz (RO). De todos, ouviu promessas de apoio.
 
Na véspera,  o governador teve um encontro com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), no Planalto. De imediato, Temer convocou o representante do Itamaraty para discutir prospecção de negócios e perspectivas de exportações e investimentos com a China e a Índia.
 
A audiência deveria durar poucos minutos, mas Taques ficou até depois das 20 horas no gabinete de Michel Temer. Se fosse um governador do PMDB ou da base aliada do governo Dilma, não haveria nada de anormal. Mas para quem já sofreu ameaça da própria Executiva Nacional do PDT, o tratamento de Michel Temer é uma vitória do governador mato-grossense.
 
Logística
Todavia, o ponto alto das conversações de Pedro Taques e sua equipe, em Brasília, foi a busca de investimentos na melhoria do transporte. Foi por isso que bateu o martelo com o ministro Antônio Carlos Rodrigues (PR), dos Transportes, com aval dos senadores Blairo Maggi e Wellington Fagundes, ambos do PR, para visitar Mato Grosso em 17 de abril.
 
Mesmo reconhecendo o momento difícil do governo federal, Antônio Carlos Rodrigues demonstrou sinceridade e vontade de ajudar Mato Grosso. Ele vem vistoria as obras de duplicação da BR-163 (Cuiabá-Santarém), em 17 de abril, definir sobre a possibilidade de acelerar os projetos.
 
A forma didática como os secretários de Taques explicaram para a bancada e, depois, para os representante do governo federal a atual situação, também marcou pontos para Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet