Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

TRADIÇÃO SECULAR

Pedro Taques recebe festeiros de São Benedito na antiga Residência dos Governadores, com direito a chá cô bolo

Foto: Mayke Toscano / GCom-MT

Pedro Taques recebe festeiros de São Benedito na antiga Residência dos Governadores, com direito a chá cô bolo
Honrando a promessa feita em maio, quando recebeu os festeiros do Senhor Divino Espírito Santo, o governador José Pedro Taques e a primeira-dama Samira Martins, receberam neste sábado (27), na antiga Residência Oficial dos Governadores, os festeiros e organizadores da Festa de São Benedito, a maior de Mato Grosso. E, para manter a tradição, foi oferecido o histórico tchá cô bolo a centenas de convidados.

 
Cuiabano de berço, Pedro Taques conhece como poucos a importância das festas dos santos mais populares. Desta forma, a expectativa é de que a festa é a mais tradicional de Mato Grosso e deve receber mais de 10 mil pessoas por dia no Largo da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – 2 a 5 de julho.
 
Para o governador, um gestor tem sim que fazer grandes obras, mas precisa ter um olhar diferenciado para coisas pequenas. "A nossa administração vai continuar a fazer isso. Vamos mostrar que Mato Grosso é um Estado rico e conhecido no mundo inteiro, sem perder nossas identidades", disse.
 
O governador adiantou que no dia 06 de julho, durante o lançamento do programa Transforma Mato Grosso, o Estado vai apresentar o que será feito no Centro Histórico de Cuiabá. "Vamos transformar esse espaço da Casa dos Governadores em um grande centro de encontro para uso da população. Temos que ressaltar as grandes coisas da nossa cidade, para nossa convivência", afirmou.
 
A primeira-dama, Samira Martins, agradeceu a presença dos festeiros e garantiu que as portas da Casa dos Governadores sempre estará aberta para receber os festeiros de São Benedito.
 
O rei da festa Jolinei da Cruz manifestou a alegria do governador ter recebido os festeiros para o Chá com Bolo. A Rainha da festa, Maria Marly de Souza, ressaltou a emoção dos festeiros na Casa dos Governadores. "Ficamos lisonjeado porque o governador sempre participa dos eventos da religiosidade mato-grossense", disse.
 
O deputado federal  Fábio Garcia, presidente regional do PSB, ressaltou que a presença do governador no evento ajuda a valorizar a cultura mato-grossense. "Só a fé para preservar os valores sociais da família. Eventos como esse demonstram isso", afirmou.
 
O padre da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Hildo Inacio, lembrou que o santo era simples e não letrado, entretanto, dono de sabedoria admirável e com sua bondade ajudava quem o procurava.
 
A Festa de São Benedito surgiu, oficialmente, em 1897. Porém a apenas famílias abastadas tinham a oportunidade de participar, isso porque elas mantinham a igreja e, consequentemente, a festa.
 
Entretanto, foram os escravos que deram início nas homenagens ao santo com festas e oferendas. Então, desde o ano de 1721, os negros tinham São Benedito como símbolo de luta e fé.
 
Até hoje não se sabe o motivo das comemorações se darem no mês julho, tendo em vista que o nascimento do santo foi no dia 05 de outubro e sua morte no dia 04 de abril. O ponto alto da festa é sempre o primeiro domingo do mês de julho.
 


Outra curiosidade é que a partir do ano de 1922 até 1944 a festa, até então realizada na igreja, passou a ser na residência dos festeiros ou em casarões antigos da Capital.
 
Já em 1945, com a transformação da igreja de Nossa Senhora do Rosário - onde fica a imagem do santo - em Paróquias do Rosário e de São Benedito, o Largo do Rosário voltou a ser palco dos festejos.
 
A festa é reconhecida como a mais popular do Estado. Reúne mais de 10 mil pessoas por noite no pátio da igreja para celebrações religiosas, apresentações culturais e baile.
 
Os recursos obtidos com a festa ajudam a Paróquia a manter uma escola de Ensino Fundamental no bairro Planalto, em Cuiabá. Além disso, o dinheiro ainda banca uma escola para deficientes e mais duas creches na cidade.
 
A festa de 2015 tem como festeiros titulares: Jolinei da Cruz (rei); Maria Marly de Souza (rainha) ; Milton Jorge Faria (capitão de mastro); Benedito de Siqueira (juiz da vara); Katia da Silva (juíza da vara); Nicolas Silva (juizinho da ramalhete); Thaynanda Serra (juizinha de ramalhete)
 
Os festeiros promessários são: Benedito Paulo de Campos (rei); Tereza Silva (rainha); Enir Moreira (rainha); Damiana Lopez (juíza da vara); Jane Jaudy (juíza da vara); Brunna Pedroso (juizinha de ramalhete). A coordenação geral é feita pela devota Aldaises Figueiredo. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet