Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

EM BUSCA DO RUMO

Pedro Taques tem dificuldade em encontrar substituto para Jaime Campos; DEM mantém exigência de vaga

Foto: Ana Rosa Fagundes / Assessoria PDT

Pedro Taques tem dificuldade em encontrar substituto para Jaime Campos; DEM mantém exigência de vaga
Favorito nas pesquisas de opinião pública sobre tendência do eleitorado para a disputa pelo governo de Mato Grosso, o senador José Pedro Taques (PDT), candidato da coligação ‘Coragem e Atitude para Mudar’, está encontrando sérias dificuldades para encontrar um substituto ao senador Jaime Campos (DEM), que desistiu da reeleição. Para complicar ainda mais o quadro, Taques corre o risco de não ter livre arbítrio na escolha, já que o DEM já avisou a Taques que mantém a exigência da vaga na chapa majoritária da oposição.


Leia mais
Percival Muniz diz que Jayme tem razão e manda Pedro Taques "enquadrar" todo o grupo

Os nomes na pauta de discussão da aliança oposicionista não estariam à altura de Jaime Campos e, ainda, há a questão partidária. Ele cancelou a ida a Juara e Juina, nesta quarta-feira (23/07), prevista na agenda, para discutir o tema. Chegou-se a especular, nos bastidores, que Taques concederia uma entrevista coletiva até o início desta noite, já com o novo candidato a senatoria, o que não se concretizou.

Dos primeiros nomes sondados, dois já teriam dito ‘não’: o deputado federal Nilson Leitão, presidente do PSDB, e o ex-prefeito Roland Trentini (DEM), de Alto Garças, que já foi vice-presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). Também foi sondado o ex-prefeito Marino Franz, de Lucas do Rio Verde, que não se pronunciou.

Pedro Taques chegou a cumprir agenda de campanha em Cáceres, onde se reuniu com lideres políticos regionais, no Rotary Club. Todavia, na sequência, retornou a Cuiabá. “A intenção do grupo é a de resolver a situação o quanto antes e evitar um desgaste maior do que o já causado com a renúncia de Campos”, argumentou uma fonte ao Olhar Direto, que mantém interlocução permanente com o candidato do PDT.

Publicamente, por ser legalista, aliados de Taques mantêm o discurso de deve ser utilizado o prazo de 10 dias, previsto no Código Eleitoral, e na Lei 9.507/97 (Lei Eleitoral), após a oficialização da desistência do senador democrata, no Tribunal Regional Eleitoral TRE.

O Diretório do PTB chegou a sugerir o nome da ex-senadora Serys Slhessarenko à disposição, mas a própria indicada não foi consultada, ainda. Em junho, na convenção do PTB, Serys se recusou a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados e saiu do pleito ‘atirando’ em Taques, acusando-o de ter leiloado as vagas na chapa majoritária e de não “gostar de mulher”.

Quem também pleiteia a cadeira de Jaime é o PSB, agora com a deputada Luciane Bezerra, vice-presidente da Executiva Regional. Mesmo antes das convenções, a agremiação já brigava por uma vaga na chapa majoritária. À contragosto, às vésperas do pleito, Luciane aceitou a segunda suplência na chapa de Campos.

Atualizada às 20h38
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet