Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

UNINDO FORÇAS

Permínio Pinto defende gestão compartilhada de escolas com os municípios para melhorar educação de MT

Foto: Noelma Oliveira / Seduc-MT

Reunião de Permínio Pinto com diretores e assessor pedagógico de Campo Novo dos Parecis-MT

Reunião de Permínio Pinto com diretores e assessor pedagógico de Campo Novo dos Parecis-MT

Conhecedor dos dois lados da moeda, por já ter comandado a Secretaria de Educação de Cuiabá, o secretário  de Estado de Educação, Permínio Pinto Filho, entende que o caminho menos tortuoso para a melhoria da qualidade de ensino é a gestão compartilhada da escola pública. “O governo do Estado e os municípios têm de atuar em sintonia, para o resultado chegar lá na ponta, que são os alunos”, observou ele.

 
Permínio Pinto tem percorrido Mato Grosso com a equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Em uma das visitas mais proveitosas, esteve em  Campo Novo do Parecis, região dominada pelo agronegócio. Ele também foi a escolas que estão sendo construídas em Jangada e Barra do Bugres.
 
O titular da Secduc alera que as andanças têm como objetivo constatar in loco os principais problemas vivenciados pela comunidade escolar. É por isso que anda com uma equipe técnica, com profissionais da Infraestrutura e Gestão Escolar: para identificar as demandas, que serão analisadas e atendidas de acordo com as prioridades, obedecendo ao orçamento destinado à educação.
 
Em Campo Novo do Parecis, o secretário esteve em cinco escolas, reuniu diretores de todas e com a secretária municipal de Educação, Neuza Bernadete, e a vice-prefeita Edlamá Batista Marques, a Dila.
 
A assessora pedagógica em Campo Novo, Hedi Helma Bencke, destacou o esforço do secretário de ir até as escolas. “Antes, quando vinha um secretário aqui, era para fazer política, agora o secretário faz mesa redonda e conversa com a gente de igual para igual”, testemunhou ela, dando ênfase á presença de Pinto Filho.
 
Um dos municípios mais prósperos de Mato Grosso, Campo Novo do Parecis tem registrado o aumento populacional e, consequentemente, cresce a demanda nas escolas. Mesmo assim, o governo do Estado assumiu diversas salas de aulas com alunos da educação infantil, que, por ordem constitucional, são de responsabilidade de cada município.
 
Diretores e a assessora pedagógica informaram para o secretário que o principal problema das escolas na cidade é a falta de espaço físico. Permínio reforçou que a gestão busca somar com os municípios para trabalhar em regime de cooperação, independente de política partidária.
 
Desta forma, as demandas apresentadas serão analisadas, após técnicos do micro-planejamento da Seduc verificarem a necessidade de ampliar o número de salas de aula na cidade. Além de atender parte da educação infantil em Campo Novo, duas escolas foram estadualizadas nos últimos quatro anos na cidade.
 
Melhorias nas quadras, ampliação do refeitório e cozinha e climatização das salas de aula também foram reivindicadas pela comunidade. Na nova escola Parecis, que está sendo utilizada há um ano, a obra não foi entregue porque apresenta problemas, que estão sendo corrigidos. O secretário aguarda mais 20 dias para conclusão definitiva: são 1.342 alunos matriculados nesta unidade.
 
O titular da Seduc também fez os encaminhamentos e autorizou a direção da Escola Padre Arlindo de Oliveira a retomar o processo de climatização. Os aparelhos de ar condicionados já foram adquiridos, mas falta fazer a adequação na rede elétrica. Parte do recurso está na conta da escola.
 
Permínio Pinto ainda conversou com todos os diretores de escolas, fez visita a cada uma das unidades. O secretário teve a oportunidade de conhecer uma área no bairro Alvorada, onde será construída nova escola. O terreno foi doado pela Prefeitura de Campo Novo do Parecis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet