Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | eleições 2012

monitoramento

Pesquisa Ibope confirma 2º turno para eleição entre Mendes e Lúdio

Foto: Olhar Direto

Pesquisa Ibope confirma 2º turno para eleição entre Mendes e Lúdio
A segunda rodada da pesquisa Ibope confirma a tendência de segundo turno na eleição em Cuiabá, conforme divulgado nesta sexta-feira pela TV Centro América (TVCA), contratante do levantamento. O cenário se observa pela queda do candidato Mauro Mendes (PSB) e a ascensão de um dos seus principais concorrentes: Lúdio Cabral (PT).


Mauro saiu de 47% para 38% na modalidade estimulada, se comparada com a última pesquisa do instituto, divulgada dia 27 de agosto. Lúdio, mais do que dobrou e avançou de 14% para 29%. E Guilherme Maluf, saiu de 8% para 6%. A margem de erro estimada é de 4% para mais ou para menos na amostra. A tendência foi verificada pela pesquisa Access Brasil em parceria com o Olhar Direto, divulgada na segunda-feira (10), também no tipo estimulada. 

Mauro Mendes cai sete pontos e eleição caminha para segundo turno
Ibope aponta Mendes com 47% e Procurador empatado com Brito

Entre os demais candidatos, Carlos Brito (PSD) está com 3% (tinha 4%) nesta pesquisa Ibope. Procurador Mauro César Lara Barros (PSOL) tem 3%, contra também 4% no levantamento anterior do instituto. Adolfo Grassi (PPL) não pontuou. Na pesquisa anterior ele tinha 1%. Não sabem e não responderam (indecisos) 13% dos eleitores. E brancos e nulos 8%, na anterior era 12%.

A pesquisa do Ibope teve metodologia do tipo quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. O Ibope ouviu 602 eleitores em Cuiabá entre 11 e 13 de setembro.

O intervalo de confiança estimado é de 95%. Na amostra, foram utilizados técncias de cotas proporcionais dos eleitores segundo variáveis de idade, nível de instrução, nível econômico, segundo dados do Censo do IBGE de 2010 e dados eleitorais do  Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa foi registrada no TSE com o número MT-00250/2012.

Segundo turno

Em eventual disputa de segundo turno no dia 28 de outubro, o Ibope também ouviu os eleitores. Pelo levantamento, Mauro Mendes (PSB) tem 43% e Lúdio Cabral (PT) 37%. Não sabem e não responderam (indecisos) somam 12%. Brancos e nulos são 9%.

Rejeição

Carlos Brito assumiu a liderança de rejeição entre os seis candidatos a prefeito em Cuiabá. Ele está com 24%, contra 16% na pesquisa anterior de Ibope. O segundo mais rejeitado continua a ser Guilherme Maluf (PSDB), que saiu de 17% para 22%. Em terceiro na negativa do eleitor está Adolfo Grassi (PPL), com 18%. Ele tinha 20%.

O candidato menos rejeitado é Lúdio Cabral (PT), que mantém o mesmo índice da pesquisa anterior de 9%. Mauro Mendes (PSB) aumentou a rejeição de 9% para 14% e o procurador Mauro (PSOL) reduziu de 12% para 10%. 



Atualizada às 19h32. Segunda atualização às 19h42. Terceira atualização às 20h23
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet